Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Consequências do genocídio dos Ameríndios

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

A crise ecológica de hoje está intimamente ligada ao genocídio dos Ameríndios. Os invasores Europeus removeram quem cuidava da terra em que tinham vivido por dezenas de milhares de anos, acusando-os de serem “desperdiçadores” do potencial da terra, quando na verdade estavam sendo sustentáveis. A pecuária capitalista e a agricultura tinham como objectivo “subjugar” a terra e mudar para novas terras depois de esgotá-la.

A resolução da crise ecológica forçar-nos-á a revisitar a filosofia das pessoas que nos precederam, cuja atitude em relação à natureza era inerentemente mais respeitosa e com visão a longo prazo. O respeito dado à natureza era, em última análise, o respeito que os ameríndios ofereciam a si mesmos, uma vez que entendiam que os seres humanos são parte da natureza. Um assalto a um único elemento deste tecido vivo foi um assalto ao todo. Eles tinham uma interpretação radical do velho slogan do movimento trabalhista, “Uma lesão a um era uma lesão a todos”.

O índio americano usava o ritual e o mito (cultura) para manter um relacionamento sustentável com a natureza. Eram proto-cientistas que utilizavam a observação empírica no seu ambiente. Por exemplo, os índios Hopi identificaram 150 tipos de plantas diferentes na ecosfera e sabiam o papel de cada uma. Se a pesca ou a caça excessiva punissem uma tribo com fome, desenvolveriam um mito para explicar os perigos de tais práticas.

Recursos naturais esgotados

A nossa sociedade moderna, “científica”, permite-nos esgotar todo o stcok pesqueiro nos oceanos, porque há lucro para alguns, o ameríndio achava que o desperdício de recursos naturais era insano, especialmente para o lucro, considerando que a teologia judaico-cristã foi corrompida para justificar a invasão do “Destino Manifesto” de Deus de tirar o máximo proveito da terra. Os Paiute do Nevada contam uma história de um caçador que apanhou um coiote. Quando o caçador estava prestes a atirar no animal, este disse-lhe:

“Meu amigo, nós, como pessoas, achamos necessário avisá-lo contra a nossa captura, tirando de nossos corpos nossas peles e vendendo-as para sua felicidade”.

Foi esta mesma tribo que recentemente juntou valores tradicionais e tecnologia moderna para inaugurar a primeira central solar de grande escala em terras indígenas nos EUA. A central de 250 MW ajudou a cidade de Los Angeles a atingir os 25% de energia renovável.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -