Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

62ª SEMINCI – Semana Internacional de Cinema de Valladolid

José M. Bastos
José M. Bastos
Crítico de cinema

Pela 62.ª vez vai ter lugar na cidade castelhana de Valladolid a SEMINCI – Semana Internacional de Cinema, prestigiada mostra cinematográfica do país vizinho. A partir de hoje e até ao próximo dia 28, a cinefilia local mas também muitos espectadores, jornalistas e profissionais do cinema oriundos das várias regiões de Espanha e do estrangeiro terão ao seu dispor um amplo e variado programa que se desenvolve habitualmente num ambiente calmo e acolhedor. Na verdade, o ‘festival’ de Valladolid tem, na nossa opinião, uma dimensão que permite ao espectador a fruição de muitos filmes de boa qualidade sobrando tempo para falar sobre eles, conhecer a cidade e a sua gastronomia, sem necessidade de se estar permanentemente em filas para entrar nas salas de cinema como acontece noutros certames.

‘La Libreria’ de Isabel Coixet na abertura da secção oficial

La Libreria, de Isabel Coixet

Na gala de abertura que decorrerá na noite de hoje no Teatro Calderón será exibido o filme “La Libreria” (The Bookshop) realizado pela catalã Isabel Coixet a partir do romance homónimo da britânica Penelope Fitzgerald. Emily Mortimer, Bill Nighy e Patricia Clarkson são os principais intérpretes de uma trama centrada na figura da dona de uma pequena livraria de uma localidade costeira de Inglaterra, nos anos 50 do século passado.

‘Espigas de Honra’ para Arturo Ripstein e Marisa Paredes

Arturo Ripstein

Marisa Paredes

A preceder a projecção haverá lugar à entrega dos dois primeiros galardões honoríficos da SEMINCI/2017 – as ‘Espigas de Honra’ – ao realizador mexicano Arturo Ripstein e à actriz espanhola Marisa Paredes.

Ripstein, um dos criadores mais importantes do cinema do seu país tem na sua filmografia, entre muitas outras obras como  ‘Profundo carmesí’, ‘El evangelio de las maravillas’, ‘La reina de la noche’ ou ‘La virgen de la lujuria’, algumas delas distribuídas comercialmente em Portugal.

Mais conhecida dos nossos leitores será Marisa Paredes que, para além da sua carreira teatral, tem no seu currículo cerca de 80 filmesde Ripstein, Jaime Chávarri, Gonzalo Suárez, Fernando Trueba, José Luis Borau, Enrique Urbizu, Antonio Isasi-Isasmendi, Agustí Villaronga, Raúl Ruiz ou Roberto Benigni (‘A Vida é Bela’). Com Pedro Almodóvar fez ‘Saltos Altos, ‘A Flor do Meu Segredo’, ‘Tudo sobre a Minha Mãe e ‘A Pele onde eu vivo’. O nosso Manoel de Oliveira dirigiu-a em 2005 em “Espelho Mágico”.

Dois filmes brasileiros na competição oficial

Na secção oficial da mostra de Valladolid encontramos obras que competiram em grandes festivais (por exemplo Karlovy Vary, Veneza, Locarno e Sundance): ‘Birds Are Singing In Kigali’, de Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze (Polónia), ‘Daha!’ /More, fime turco de Onur Saylak, ‘ Foxtrot’, do israelita Samuel Maoz, ‘Freiheit’ / Freedom, filme alemão de Jan Speckenbach e ‘The Nile Hilton Incident’, do sueco Tarik Saleh.

De destacar também a presença dos trabalhos mais recentes de alguns repetentes da SEMINCI: da japonesa Naomi Kawase (‘Hikari’ / Radiance), da britânica Sally Potter (‘The Party ‘), da polaca Agnieszka Holland (‘Pokot’ /Spoor) e do libanês Ziad Doueiri (‘L’Insulte’).

Como nossos pais, de Laís Bodansky

Gabriel e a montanha, de Fellipe Gamarano Barbosa

Uma referência muito particular merece o cinema brasileiro, presente na competição com dois títulos: ‘Como nossos pais’ de Laís Bodansky e ‘Gabriel e a montanha’ de Fellipe Gamarano Barbosa. O último participou na Semana da Crítica do Festival de Cannes deste ano.

A lista dos restantes competidores é a seguinte:

  • ‘Human Flow’, do  artista chinês Ai Weiwei
  • ‘Carpinteros’, do realizador dominicano José María Cabral
  • ‘Undir trénu’ (Under The Tree), do islandês Hafsteinn Gunnar Sigurdsson
  • ‘Jeune femme (Montparnasse Bienvenue)’, da francesa Leonor Serraille
  • ‘Me mzis skivi var dedamicaze’ /I Am Truly  A Drop Of Sun On Earth, da georgiana Elene Naveriani
  • ‘The Rider’, de Chloé Zhao (USA)

Vários filmes da secção oficial competem também no prémio ‘Pilar Miró’ destinado ao melhor ‘Novo Realizador’.

Júri Oficial

O Júri Internacional desta edição da SEMINCI é constituído pelo actor, realizador e guionista francês Brice Cauvin, professor das prestigiadas ‘La Fémis’ (Paris) e London Film School,  pela directora do Festival de Melbourne, Claire Dobbin, pelo produtor italiano Uberto Pasolini e por três espanhóis: Ray Loriga, romancista, guionista e realizador; Emma Lustres, produtora de filmes como ‘Celda 2011’ (2009) ou ‘El niño’ (2014); e Santiago Tabernero, jornalista, guionista (por exemplo, ‘Taxi’ de Carlos Saura) e realizador de ‘Vida y color’, que em 2005 conquistou o Prémio do Público da SEMINCI.

Nos próximos dias daremos mais notícias da SEMINCI/2017.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -