Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Ação policial contra filho de Lula: a deduragem e o abuso policial deitam raízes

Tereza Cruvinel, em Brasília
Tereza Cruvinel, em Brasília
Jornalista, actualmente colunista do Jornal do Brasil. Foi colunista política do Brasil 247 e comentarista política da RedeTV. Ex-presidente da TV Brasil, ex-colunista de O Globo e Correio Braziliense.

A deduragem de colegas foi o que mais doeu ao ex-reitor da UFSC,  Luiz Carlos Cancellier, que se matou na semana passada depois de ter sofrido uma prisão abusiva e desmoralizante. Agora a Polícia Civil de São Paulo aponta uma denúncia anônima como origem da ação de busca e apreensão realizada na casa do filho do ex-presidente Lula, Marcos Lula. A denúncia falava do uso de drogas no local mas nada foi encontrado. A cultura da delação, inoculada pela Operação Lava  Jato, começou a entranhar-se no tecido social, e combinada com  a hipertrofia do poder policial e judicial,  serve à consolidação do Estado de Exceção.

Ao longo de seus três anos de existência, a Lava Jato premiou delatores e fez uso das delações para condenar sem provas complementares, passando a mensagem de que a Polícia Federal, o Ministério Público e setores do Judiciário  estarão sempre abertos a punir com base nelas. Daí para a  vulgarização da deduragem contra os adversários foi um passo. Foram adversários internos do ex-reitor em disputas internas da Universidade que o denunciaram à corregedoria e à polícia por atos cometidos em gestão muito anterior  à dele, levando à dor moral que para ele foi insuportável.

Se houve denúncia anônima contra Marcos Lula, certamente partiu de adversários do ex-presidente,  na perseguição sem limites que está em curso contra ele, empenhada não apenas em inabilitá-lo eleitoralmente, mas em desmoralizar, espezinhar e desconstruir a confiança de que ele  junto à maioria da população, como mostram as pesquisas. Mas, mesmo que tenha havido uma denúncia anônima mal intencionada, a Polícia Civil de São Paulo continua devendo explicações. Pois como questionaram os deputados estaduais petistas, se houve denúncia contra uma moradia, por que razões a ação de busca e apreensão foi realizada em dois endereços, o anterior e o atual?

E assim vão germinando as sementes do fascismo e do Estado de Exceção, onde ninguém está seguro. Um desafeto ressentido pode fazer um estrago na vida de qualquer um de nós.

A autora escreve em Português do Brasil

Fonte: Brasil247

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Auto-retrato, Pablo Picasso

Mentores espirituais

- Publicidade -