Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

Adoração dos Reis Magos, Lorenzo Monaco

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Adoração dos Reis Magos”, de Lorenzo Monaco, ou Piero di Giovanni. Foi um pintor de Florença.Sumptuoso exemplar do “Gótico Internacional”, de 1420. Esta denominação de um tempo da pintura, predominou especialmente em Siena. A significação daqui decorrente é o gosto cortês e palaciano.

Enquadramento de arquitectura gótica em observação dulcificada. Figuras alongadas e notadamente arabescas, de rostos sofisticados. Atente-se ao pormenor da caracterização de Baltasar que neste tempo ainda era representado por um homem branco. O homem negro só apareceria mais tarde, nos séculos XV/XVI.

Por fim, parece-me muito sensível e apropriada a exuberância cromática de toda a tela e a fugaz exibição em perspectiva do estábulo, estudos que o arquitecto Filippo Brunelleschi andava a desenvolver.

Lorenzo Monaco 1370-1425

Ou Piero di Giovanni foi um pintor de Florença, Itália. Entrou para o Mosteiro dos Camaldulenses de Santa Maria degli Angeli, Florença, em 1391. Deixou a vida monástica logo depois. Apesar disso, era frequentemente chamado Lorenzo, o Monge. O seu trabalho mostra a influência do Gótico Internacional do final do século XIV, bem como da Escola Sienesa. A maioria de suas obras encontra-se no mesmo mosteiro onde estudou.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -