Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

A água em ciclo de conferências

O Roca Lisboa Gallery apresenta esta quinta-feira, dia 13, nos Restauradores, a primeira de quatro sessões do ciclo “Water Talks”, organizada pelo artista e investigador António Abernú. Subordinada ao tema “Água, Arte e Consciência no Século XXI”, pretende-se debater o papel da tecnologia no fluxo da natureza através de imagens, vídeos e análise de projectos artísticos.

Encontrar sinergias em torno das relações e das interligações que cada vez mais a água tem com todos os campos da história, filosofia, arte, ciência e tecnologia é uma das propostas das “Water Talks”, que têm como ponto de partida o acréscimo da presença da água como matéria na investigação e na arte contemporânea do Século XXI, os problemas ecológicos e a sustentabilidade ambiental.

Segundo o organizador, “a humanidade perdeu o contacto espiritual com o arquétipo da água e, num futuro muito próximo, arrisca-se a perder o elemento físico que é a água”. António Abernú explica que a água constitui para um grande número de investigadores e artistas contemporâneos “um elemento material que tem a capacidade de ligar a experiência do mundo actual com um sentido profundo e primogénito da mudança, do devir, de uma relação do ser humano com o tempo e com a natureza.”

As “Water Talks” contarão com temas e convidados diferentes, onde serão analisados e debatidos autores, projetos artísticos, investigações e estudos científicos em torno da água. As próximas conversas estão agendadas para dia 19 Setembro, onde será abordada a água como elemento da natureza.

A terceira sessão realiza-se a 19 de Outubro com destaque para a tecnologia e tecnologias de informação, videojogos e papel da água na arte contemporânea. Por fim, o quarto debate, a 21 de Novembro, procura explorar o papel da ciência e da arte em termos de pensamento holístico, lembrando que a água sempre suscitou a sensibilidade e a criatividade da humanidade desde a sua origem.

António Abernú é actor, encenador, criador e mestre em ciências da comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2000, funda a ASTA – Associação de Teatro e outras Artes do Distrito de Castelo Branco e quatro anos mais tarde concebe e dirige o projeto Teatro Virtual, inserido no Plano Operacional da Cultura – FEDER. É ainda autor do projecto de investigação “O homem que queria ser água”, um espectáculo em constante mutação que visa sensibilizar o homem para as questões da água e para o problemas ecológicos.

Para mais informações pode visitar WaterTalks

A primeira conversa que pretende ser informativa e de sensibilização está marcada para as 18:30 e tem a duração aproximada de 90 minutos. As vagas para o evento são limitadas e a inscrição é obrigatória. Para garantir a presença deve efectuar o registo no site.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -