Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Aldeia de Patameira mantém tradição dos “Leilões”

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

É o caso da aldeia de Patameira, dividida ao meio por dois municípios.

Para Sobral de Monte Agraço é Patameira de Cima. Para Torres Vedras é Patameira de Baixo. Mas para os habitantes é simplesmente Patameira, uma aldeia dividida pelos dois concelhos e que tem na União Recreativa Patameirense o elo de ligação entre a população local.

Este ano organizou novamente os tradicionais “Leilões”, uma festividade rural típica do concelho do Sobral de Monte Agraço que, sendo pequeno em área, conseguiu preservar esta prática cultural ao longo do tempo. A autarquia organizou em Setembro do ano passado uma exposição sobre os “Leilões” e está actualmente a fazer recolhas etnográficas em cada aldeia para posteriormente trabalhar os dados do ponto de vista museológico.

Os “Leilões” realizam-se entre os Reis e o Carnaval, mas em algumas aldeias têm lugar depois da Páscoa, resguardando o período da Quaresma sem actividade, o que revela o cariz religioso dos eventos, que são diferentes de lugar para lugar.

Na Patameira, um cargo, carregado de bens alimentares, em particular os bolos ferradura (ou parrameiros, como também são conhecidos), foi leiloado no dia principal da festa, domingo, durante o almoço convívio na sede da associação, com a participação de centena e meia de pessoas.

Sendo uma aldeia dividida por dois territórios municipais, todos os anos neste almoço dá-se a coincidência rara de estarem presentes dois presidentes da Câmara: Carlos Bernardes (Torres Vedras) e José Alberto Quintino (Sobral de Monte Agraço). Para além, ainda, de dois presidentes de Juntas de Freguesia: João Tomás (Dois Portos e Runa) e Teresa Sepúlveda (Sobral de Monte Agraço).

Não é que seja uma grande vantagem, mas a verdade é que a colectividade acaba por ser acarinhada por autarcas de dois concelhos. Carlos Bernardes felicitou a associação por estar a dar bom uso à aparelhagem sonora oferecida pela Câmara torriense, promessa feita no almoço do ano passado e já cumprida.

Da parte da Câmara sobralense, José Alberto Quintino também confirmou outra promessa, a cedência do edifício da antiga escola primária (está em território da Patameira de Cima, portanto na área do concelho do Sobral) à colectividade para colocar ao serviço da população.

As obras na escola já começaram, com a ajuda das duas Juntas de Freguesia e mão-de-obra da população. O imóvel está a ser transformado em balneários para apoio ao futuro polidesportivo descoberto anexo, zona de lazer interior e exterior e casas-de-banho de serviço aos caminhantes que por ali passam na Rota das Linhas de Torres. Situada numa zona elevada, com vista panorâmica sobre a região, a Patameira é local de paragem para quem organiza caminhadas e agora vai passar a dispor de um local onde se pode descansar e recuperar do esforço, ao mesmo tempo que aprecia as vistas.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -