Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Angola supera Nigéria como maior exportador de Petróleo em África

Francisco Do Nascimento, em Luanda
Francisco Do Nascimento, em Luanda
Correspondente em Luanda, Angola

De acordo com documento apresentado pela OPEP, Angola produziu em Janeiro 1,615 milhões de barris de petróleo por dia.

País começa o ano de 2017 à frente da Nigéria, que já foi o maior exportador de África.

De acordo com a edição de Fevereiro do boletim mensal sobre o mercado petrolífero, divulgado em Viena pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Angola voltou a superar a gigante Nigéria como o maior exportador do continente.

Segundo o documento apresentado pela OPEP, Angola produziu em Janeiro 1,615 milhões de barris de petróleo por dia, número que representa uma quebra mensal de 24 mil barris por dia. Apesar dessa quebra, o nosso país superou a Nigéria que produziu no mesmo mês, 1,604 milhões de barris por dia.

A quebra verificada na produção petrolífera da Nigéria, que já foi o principal produtor de petróleo em África, deve-se à ocorrência de atentados contra as instalações produtoras, uma vez que a Nigéria é um dos países africanos mais afectados pelos terroristas, com destaque para o grupo radical Boko-Haram.

Em Janeiro, a OPEP, estabeleceu o valor do preço do petróleo no mercado internacional para 2017, fixando-o em 60 dólares por barril, superando os 44 dólares do ano passado.

O autor escreve em PT Angola

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -