Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

António José Guarda Ribeiro

Helena Pato
Helena Pato
Antifascistas da Resistência

António José Guarda Ribeiro

Trabalhador-estudante

Como trabalhador-estudante, trabalhou em Pombal, na Tocha e Sertã e deu aulas em Porto de Mós. Após a licenciatura em Direito, exerceu advocacia em Leiria e Marinha Grande.

Tinha 13 anos quando andou a “fazer pinturas” na candidatura presidencial de Norton de Matos. Enquanto estudante em Coimbra participou activamente nas lutas estudantis da chamada “crise académica de ‘62”, pelo que foi obrigado a cumprir, pele 2ª vez, o serviço militar.

Com o Dr. Vareda, Alípio Cacela e outros democratas desta região, em noites tenebrosas, pela Serra dos Candeeiros, ajudou vários perseguidos políticos a fugir do País.

Integrou a Comissão Nacional do 3º Congresso da Oposição Democrática, em 1973.

Candidato

Candidato à Assembleia Nacional e à Assembleia Constituinte – sempre sob a bandeira da CDE (que, em 1974, deu origem ao MDP) – abandonou este partido em 1976, quando concluiu ser impossível reunir as forças partidárias defensoras do socialismo.

Após o 25 de Abril integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Leiria, como vereador do Pelouro da Cultura. Trabalhou incansavelmente nesta área e sem qualquer compensação remuneratória. O seu maior sonho era deixar em pé a “Casa da Cultura”.

No “Verão quente” de 1975 viu o seu escritório saqueado e destruído. De 1976 até ao fim da sua vida, manteve-se afastado de qualquer militância partidária, mas sempre atento ao desenrolar da vida política, tanto a nível local como nacional, como disso dão prova os seus escritos, agora reunidos em livro.

Fonte: Viver em Leiria

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -