Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

As chamas dos incêndios chegaram ao Governo

Joaquim Jorge, no Porto
Joaquim Jorge, no Porto
Biólogo, Fundador do Clube dos Pensadores

Os incêndios queimaram a Ministra da Administração Interna e o fogo chegou ao Governo de António Costa.

Um país onde impera o minifúndio familiar, em que há uma enorme falta de recursos para a conservação das florestas. A culpa não é só do eucalipto. Os montes ardem onde há eucaliptos e onde não os há. Em Portugal a floresta é três quartos da sua superfície. Isso não ajuda. Este ano a seca afectou 80% do país, a que se juntam fortes ventos que atingiram Portugal.

A mão humana é uma das principais causas de tantos incêndios. Este ano a polícia deteve 60 pessoas, um número, cinco vezes superior ao do ano passado. A mudança climática não ajudou. As altas temperaturas chegaram mais cedo e vão mais tarde. Este ano estamos a viver um ano atípico em relação à temperatura.

É necessário prevenção eficaz:

  1. Consciencialização social;
  2.  Criação de códigos de construção em áreas propensas a incêndios. Construção de habitações com materiais resistentes a chamas, além de se manter aceiros pela limpeza de materiais inflamáveis localizados até uma determinada distância da construção;
  3. Cuidado e planificação social;
  4. Limpeza periódica;
  5. Introdução de franjas delimitadoras;
  6. Realização de queimadas preventivas durante períodos de baixo risco de incêndio;
  7. Medidas legislativas  para prevenir que existam pessoas ou empresas que possam beneficiar dos incêndios;
  8. Reforçar a perseguição policial e judicial dos incendiários.

Deve estender-se o período de alerta máximo para lá dos dois meses actuais para cinco meses com todos os bombeiros. Pedrogão aconteceu em Junho e agora foi em Outubro.

É preciso criar um organismo para administrar as florestas portuguesas. Não há leis nem varinhas mágicas para acabar com este flagelo. É necessário um labor constante e apostar fortemente na prevenção.

O Estado falhou e a Protecção Civil também. Todavia a culpa é de todos os governos que passaram pela nossa República em que teve ministros do PS, PSD e CDS. Que pouco ou nada fizeram para evitar esta catástrofe.

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, demitiu-se mas essa demissão não resolve o problema de fundo. Vai haver uma moção de censura proposta pelo CDS e Marcelo Rebelo de Sousa deu um puxão de orelhas ao governo.

Os incêndios queimaram a Ministra da Administração Interna e o fogo chegou ao governo de António Costa.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -