Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Avenida da Ópera

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

Pintor francês, um dos fundadores do Impressionismo.

Avenida da Ópera

Efeito de luz segundo as “leis” fundamentais do Impressionismo através de pequenas pinceladas de cor, que o fez interessar-se inicialmente pelos caminhos do Pontilhismo. Há uma oposição das linhas verticais das ruas e dos edifícios, por oposição das carruagens. A luz é doce e difusa e é pertença das manhãs de Inverno.

Jacob Camille Pissarro 1830-1903

Camile Pissarro nasceu em uma ilha do Caribe, em 10 de Julho de 1830.

Seus pais – uma mulata e um judeu francês de origem portuguesa que possuía uma loja de ferragens no porto de Charlotte-Amalie – incentivaram-no a ser comerciante. Foi com este objectivo que o enviaram a Paris aos 11 anos de idade para estudar. Lá, morou em uma pensão em Passy, onde o dono Sr Savary o incentivou a desenhar sugerindo que desenhasse observando a natureza, ao ar livre. Esta era uma prática incomum naquela época.

Aos 17 anos voltou para a ilha para tomar conta dos negócios da família. Entretanto não abandonou o hábito de desenhar e a paixão pela pintura.  Cerca de cinco anos depois, conheceu e tornou-se amigo do pintor dinamarquês Fritz Melbye. Amizade essa que mudou sua vida: Melbye tinha sido enviado a realizar uma expedição às Antilhas Dinamarquesas para estudar a Fauna e a Flora locais, e Pissarro decidiu acompanha-lo nesta missão na Venezuela ao longo de dois anos.

Cartas escritas pelo próprio pintor dão indícios de que havia uma forte preocupação financeira. Apesar disso, os quadros de Pissarro não demonstram cores escuras e traços ou imagens dramáticas, pelo contrário. Embora com alguma dificuldade material, as telas são fartas em contraste de luz e cores, com motivos alegres e pinceladas curtas, sem a preocupação com o contorno, mas buscando a divisão das cores através das marcas de cores isoladas, ressaltando uma espécie de essência das imagens – maior característica das obras impressionistas.

Com a influência de artistas neo-impressionistas como George Seurat e Paul Signac, o artista chegou a investir temporariamente na técnica conhecida como Pontilhismo. Seu quadro “Les toits rouges, coin du village, effet d’hiver” 1881 é um bom exemplo desta fase. E para a satisfação de seus patrocinadores, admiradores do seu primeiro estilo, ele retoma a técnica inicial.

Pissarro foi o único pintor a participar das oito exposições do grupo de impressionistas entre os anos de 1874 e 1886, e trabalhou até a véspera de sua morte em Paris 1903.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -