Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Banda da Armada deu concerto didáctico para alunos de Torres Vedras

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A Banda da Armada Portuguesa esteve em Torres Vedras no passado dia 17 de Fevereiro para um concerto didáctico no Teatro-Cine local, destinado aos alunos do Agrupamento de Escolas Madeira Torres na transição do primeiro para o segundo ciclo do ensino básico (do quarto e do quinto ano).

Os jovens alunos encheram as cadeiras do Teatro-Cine e participaram com coreografias e coro, à medida que a banda ia tocando temas mais ou menos conhecidos dos alunos. Em particular o Projecto Tartaruga (“história de uma tartaruga armada em peixe-rei”), uma peça musical com uma história contada ao vivo, acompanhada por imagens projectadas no palco.

Trata-se uma história pedagógica com uma mensagem ecológica sobre o mar e os cuidados que devemos ter para preservarmos a vida marinha e os oceanos.

A Banda da Armada deixou como oferta para a Biblioteca Municipal uma cópia em livro e CD do Projecto Tartaruga, entregue à vereadora Ana Umbelino. Mas o momento mais significativo do espectáculo foi a oferta da partitura do hino da escola (“Minha escola, meu lugar”), com um novo arranjo da Banda da Armada a partir do original, em vinil, gravado em 1982 nos estúdios da Rádio Triunfo, em Lisboa, com parte da Banda dos Bombeiros de Torres Vedras e o Coro Juvenil de Santo Amaro de Oeiras.

A organização deste evento pertenceu aos professores de música Cristina Coimbra e Pedro Carimbo, este último com dois antigos alunos na Banda Armada.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -