Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Brave New War

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

Mais uma releitura, para ‘chekar’ a confirmação das antecipações teóricas (e práticas…) do meu amigo John Robb neste inovador trabalho de 2007.

Brave New War tem como subtítulo ‘The Next Stage of Terrorism and the End of Globalization’… Para uma obra saída há uma década, é caso para dizer “think about”!

Robb oferece aqui uma leitura da situação global inaugurada pelos acontecimentos do “11 de Setembro” e dá a perspectiva da sua evolução e da resposta possível. Em síntese, dá a sua leitura do tipo de modelo global que está a emergir do fim de uma globalização tornada impossível depois do “11 de Setembro”.

De notar que Robb escreveu “Brave New War” depois da dêbacle geopolítica de 2001 mas bem antes da implosão geoeconómica do “15 de Setembro” de 2008! Do seu ponto de vista, sem dúvida que a implosão geoeconómica só vem reforçar a sua visão radical do problema…

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -