Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Campo Maior mostra geometria de João Bruno Videira

Pneus que são puffs, pedras que viram esculturas, cubos que se transformam em cadeirões. Na madeira, no ferro e na lã encontrou a matéria-prima. No solo alentejano a inspiração.

O autor “deixou para trás” a voz que dava às palavras. Pôs as mãos a tecer sentidos. Criou peças de mobiliário e produziu artesanato com assinatura que já anda pelo mundo.

A inauguração da exposição “Geometria dos Sentidos”, de João Bruno Videira, tem data marcada para esta sexta-feira, dia 10 de Fevereiro, pelas 15h30, no Centro de Ciência do Café (CCC), em Campo Maior.

 

Da fusão entre artesanato e design resulta a reinvenção de saberes tradicionais. Há jogos de cores que ora expressam séries de bancos baptizados por “Arraiolos” ora inovam a arte da tapeçaria, que celebrizou a vila alentejana do distrito de Évora. Cadeira Évora, Pedra de Lã, Dodecaedro, Cadeira Cubo, Banqueta ou Cubo Lisboa são os nomes emprestados a outras obras do artesão e designer autodidacta.

João Bruno Videira nasceu em Tomar a 28 de Dezembro de 1973. Licenciado em Ciências da Comunicação fez o seu percurso como jornalista da RTP e produtor de vídeo independente. Despediu-se do mundo televisivo e cumprimentou o universo artesanal, adoptando-o como a sua nova forma de expressão.

2006 fica registado como o ano oficial da criação da marca “água de prata”. Dois anos depois foi finalista da primeira edição do “Prémio Nacional das Indústrias Criativas”, promovido pela Unicer e a Fundação de Serralves. E em 2010 representa Portugal na “Palermo Design Week” (Itália), em 2010.

“Geometria do Sentidos” pode ser visitada semanalmente das 10h00 às 18h00 e aos fins-de-semana das 10h00 às 14h00, na Herdade das Argamassas, onde nasceu o espaço idealizado pelo comendador Rui Nabeiro. Até 24 de Março, no espaço de Exposições Temporárias.

Pode visitar as obras do artesão João Bruno Videira através do seu portfolio.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -