Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Único centro em Portugal de doenças neurológicas fez três anos

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Campus Neurológico Sénior

O CNS – Campus Neurológico Sénior – está organizado em várias unidades. Por um lado a clínica médica, com diversas consultas de especialidades relacionadas com as doenças neurológicas, sobretudo Parkinson, Alzheimer e outras demências, no total de cerca de três dezenas.

Outra unidade do CNS é a Neuroreabilitação, com fisioterapia, terapia da fala e treino cognitivo. A este serviço recorrem doentes de cerca de duas dezenas de países, até porque na Europa só existem duas ou três instituições deste género. A Unidade Residencial / Residência Sénior é outra valência do CNS.

O Centro de Investigação já produziu 13 artigos científicos em três anos, publicados em revistas especializadas. Esta unidade permite também, por exemplo, que o CNS tenha sido escolhido para ensaios clínicos no sentido de avaliar a eficácia de novos medicamentos.

O director clínico sublinha várias iniciativas do CNS abertas à comunidade, como as Conversas no Campus e as Conversas da Memória. Joaquim Ferreira anunciou ainda que este mês passa a haver consulta de neurologia do dia, o que só é possível numa altura em que o CNS já tem um corpo clínico sólido. Foi também criada a Linha Parkinson (261 330 709), que atende gratuitamente e presta informações sobre a doença.

Na cerimónia de aniversário foi anunciada a criação de uma delegação em Lisboa e a primeira comissão de ética do CNS, que integra não apenas médicos e enfermeiros mas também padres e especialistas de outras áreas, como o Direito e as Ciências Sociais.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -