Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

3D-Printed: O Futuro dos Automóveis?

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

O primeiro automóvel parcialmente impresso em 3D pode acelerar de zero a 97 km por hora em 2,5 segundos. Divergent 3D imprime partes complexas sem juntar várias partes menores, prometendo reduzir uma linha de fábrica de um quilómetro a uma estação pequena.

A empresa inovadora, Divergent 3D, revelou o protótipo no Los Angeles Car Show na semana passada. A empresa está a trabalhar com o PSA Group, um dos principais fabricantes de automóveis franceses, liderado por Carlos Tavares. A Divergent prevê um menor custo inicial para criar instalações de fabricação menores, próximas dos clientes locais sem depender dos gigantes industriais.

O novo processo de fabricação poderá reduzir o impacto ambiental e os custos da indústria automobilística. O fabricante usa barras de fibra de carbono e junções impressas em 3D para unir a estrutura do veículo como Legos, em vez de soldar e usar outras técnicas tradicionais. O número de peças de um carro pode reduzir-se em 75% e alguns processos caros podem ser evitados, reduzindo os custos de capital da fábrica.

Ao longo das duas últimas décadas, a padronização de materiais de fibra de carbono na indústria aeroespacial reduziu o seu preço. Esses compósitos são leves e ultra fortes. Um carro padrão pode ser feito com metade do peso, tornando ainda mais eficiente a energia.

O número de automóveis no mundo deverá duplicar nas próximas duas décadas. Embora o combustível não-fóssil reduza a poluição, as emissões provenientes da condução de um veículo apenas contribuem com um quarto ou até um terço da sua pegada ambiental total. Um processo de fabricação verde mais eficiente pode ser um passo importante para um futuro mais sustentável.

Fonte: Wall Street Journal

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -