Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

“Cidade Pequena”, Urso de Ouro de Berlim, amanhã no Cinema Trindade, no Porto

José M. Bastos
José M. Bastos
Crítico de cinema

Diogo Costa Amarante estará presente na sessão

Reaberto em Fevereiro deste ano, o Cinema Trindade tem vindo a constituir-se como um espaço com características muito particulares no campo da exibição cinematográfica na cidade do Porto.

Cinema não comercial no Cinema Trindade

Depois de muitos anos em que a exibição comercial de cinema se viu “expulsa” do centro da cidade, o Porto está a tentar recuperar a tradição cinéfila que teve noutros tempos.

O “Trindade” tem contribuído para isso de forma significativa. Tem paulatinamente conquistado o seu público e é, nesta altura, um espaço em que se vive um ambiente “cineclubista”.

Oito sessões diárias com filmes criteriosamente escolhidos têm levado a uma fidelização de um público que se vai habituando, de novo, a ver cinema no centro do Porto.

Os cinemas de Portugal e do Brasil têm sido objecto de uma atenção muito especial dos programadores que têm proporcionado muitas “sessões especiais” com a presença de intervenientes nos filmes. No Trindade já estiveram a conversar com os espectadores, por exemplo, Rodrigo Areias e a equipa de “Orçamento & Crime”, Marco Martins e Nuno Lopes (realizador e actor de “São Jorge”), João Canijo a algumas das actrizes de “Fátima” e Ney Matogrosso.

Programação para amanhã, 10 de Junho

Para amanhã, sábado dia 10, pelas 17h30, a proposta é a visão das curtas metragens “Cidade Pequena” e “As Rosas Brancas”, seguida de uma conversa com o realizador Diogo Costa Amarante.

“Cidade Pequena”

Estreado no Curtas Vila do Conde em 2016, “Cidade Pequena”, Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem na edição deste ano do Festival de Berlim e distinguido com o prémio para o  Melhor Realizador no Festival de Cinema Experimental de Bucareste tem assim, a sua primeira exibição no Porto.

Reflexão acerca da tomada de consciência da morte, do tempo e da transitoriedade da vida, “Cidade Pequena”, interpretado pela irmã e pelo sobrinho do cineasta, tem como ponto de partida um episódio em que uma criança descobre, na escola, que as pessoas têm cabeça, tronco e membros e que se o coração pára elas morrem. Para além do tema do filme o júri do Festival de Berlim foi particularmente sensível ao seu tratamento plástico, destacando os enquadramentos que referiu “lembram a atenção ao detalhe presente nos quadros do Renascimento italiano”.

“As Rosas Brancas”

Será também exibido “As Rosas Brancas”, a curta-metragem anterior – que também integrou a competição da Berlinale, na edição de 2014 – e que questões de algum modo semelhantes às de “Cidade Pequena”. É um conto sobre como uma família tenta lidar com a ausência da matriarca trocando papéis em busca de consolo. “As Rosas Brancas” foi realizado no âmbito do curso que Diogo Costa Amarante concluiu na New York University / Tisch School of the Arts como bolseiro Fulbright. Foi premiado no Festival Européen du Film Court de Brest/ França.

Diogo Costa Amarante

Refira-se que Diogo Costa Amarante, nascido em Oliveira de Azeméis em 1982, é licenciado em Direito. Começou por estudar Cinema Documentário e Cinematografia, em Barcelona, realizando o seu primeiro filme que, entre outros prémios, recebeu o de melhor documentário espanhol no Festival Internacional de Cinema Documentário de Madrid. Em 2009, participou no Talent Campus do Festival de Berlim e realizou o segundo filme “Em Janeiro, talvez” (2009), que recebeu igualmente o prémio de melhor documentário espanhol no DocumentaMadrid09, bem como uma menção especial no SalinaDocFest 09 / Itália.

Quem quiser conhecer melhor este cineasta português, já sabe, só que ir amanhã à tarde ao Cinema Trindade.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -