Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Coração de Portugal em chamas

As imagens são dantescas. Primeiro, durante o pico dos incêndios, pelo rubro intenso das chamas – um mar de fogo alastrando pela floresta e colocando rapidamente em perigo as casas circundantes.

Depois, no rescaldo, pelo tom sépia e cinzento a envolver tudo num silêncio de morte – das árvores e propriedades calcinadas aos esqueletos retorcidos dos carros incendiados, surpreendidos na armadilha de uma fuga impossível e desesperada para escapar daquele inferno.

Na tarde deste sábado, a EN 236, no centro-norte de Portugal, transformou-se subitamente numa verdadeira estrada da morte: das 62 vítimas fatais destes incêndios, 47 registaram-se precisamente nessa via, com as pessoas a morrerem por asfixia e pelo fogo, dentro ou fora dos veículos.

O país está naturalmente em choque e as autoridades decretaram luto nacional por três dias. Ao mesmo tempo, gerou-se uma onda imensa de solidariedade para ir ao encontro das pessoas que perderam bens e família, algumas – todo o esforço de uma vida.

Mas há outros sentimentos para além da dor e da ajuda – há também um misto de consternação e raiva, de impotência e revolta perante uma tragédia que desde os anos 1980 se vem repetindo sem fim à vista – a dos grandes incêndios florestais que todos os anos assolam o país, devorando as florestas nacionais e fazendo numerosas vítimas, quer entre a população civil, quer entre os bombeiros e guardas nacionais.

Em 2003, atingiu-se um volume recorde de floresta ardida – 425.000 hectares, o que coloca Portugal no topo do ranking europeu nesta matéria. Só o ano passado, coube a Portugal mais da metade de toda a área ardida nesse ano no velho continente!!

Não é mais possível continuar assim. Alguma coisa vai ter que mudar.

É certo que, desde o início dos grandes incêndios, nos anos 80, sobretudo a partir de 2003, muita coisa já se fez, em termos de estudos, reflexão, planificação, reequipamento técnico e legislação para fazer face ao flagelo.

Mas a tragédia humana deste ano – e o Verão ainda mal começou – mostra sem sombra de dúvida que algo mais ainda tem que ser feito.

As imagens do inferno deste ano também são, aliás, elucidativas a esse respeito: muito mato por limpar em torno das casas, florestação até à beira da estrada, sem zona de protecção contra o fogo.

Algum sistema legal e fiscal, baseado num cadastro nacional de propriedades rurais, a par de um mercado concorrencial de serviços nessa matéria, terão de ser implantados para se assegurar que as indispensáveis medidas de prevenção sejam de facto executadas.

E valeria também a pena reflectir sobre o papel e a forma como estão organizados os bombeiros voluntários, cuja dedicação ninguém contesta, mas que talvez precisem de estar associados a núcleos profissionais especializados devidamente formados e treinados.

Os incêndios florestais irão, claro, continuar a acontecer. Até porque muitos deles têm causas naturais, como sucedeu agora com o de Pedrogão Grande, que teve início num raio, em tempestade seca.

Isso não pode ser evitado. Mas façamos, ao menos, o que está ao nosso alcance, para evitar que tragédias desta dimensão se voltem a repetir.

Como dizia, já há alguns anos, um especialista silvicultor, “os incêndios florestais em Portugal são uma consequência da ausência de gestão dos espaços florestais. Se queremos resolver o problema, teremos de actuar ao nível das causas que levam a essa ausência de gestão.”

O lema terá de ser, concluía – “Os incêndios florestas não se combatem – previnem-se”.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -