Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

Coreia do Norte: Novos mísseis mudam o jogo

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

Clinton, Bush Júnior e Obama andaram um quarto de século a “encanar a perna à rã”, anunciavam umas ineficazes e patéticas “sanções” económicas para puderem anunciar ao pagode que já “tinham tomado medidas” e assim os norte-coreanos iam ganhando tempo para desenvolverem o seu programa nuclear.Ironia do destino, é Trump que, logo no seu primeiro ano na Casa Branca, recebe esta bela herança e leva com um problema inédito (um rogue state nuclear…) para o qual ninguém tem uma réstea de solução. Dúplices, até na medula, os chineses fazem cara de preocupadas para a fotografia nos media ocidentais mas fartam-se de rir entre eles quando não há câmaras por perto. Até Putin se diverte com a coisa…

Para a ironia ser completa só falta que Obama, Clinton e o Bush Júnior venham agora aconselhar a Trump como resolver o problema que eles criaram. E eis que, assim, a História acaba de ressuscitar o problema norte-coreano no mesmo ponto (mas umas espirais acima) em que MacArthur o deixara.

Se Truman tivesse deixado o homem dos óculos verdes levar a sua avante e se Obama, Clinton e o Bush Júnior tivessem sabido, minimamente, lidar com a questão coreana, Trump não teria agora mais este problemão…

Como é que dizia o Marx daquela coisa da História se repetir, sendo uma vez assim e na seguinte assado…? Pois é, esse velho das barbas estava contaminado pelo totalitarismo hegeliano, era um expoente da fase barroca do romantismo alemão e foi virado do avesso pelo campónio do Lenine mas tinha inteligência, conhecimento e argúcia… E estudava que se fartava!

Portanto, na primeira vez foi “assim” e na segunda é “assado”… Ou não será! Certo é que os novos mísseis balísticos da Coreia do Norte conferem ao pequeno Kim a capacidade de destruição nuclear de qualquer ponto dos Estados Unidos. E isso muda totalmente o jogo e até o seu tabuleiro.

North Korea’s New Missile Is a Game-Changer

Photos show a nose cone big enough to carry multiple warheads, plus countermeasures that U.S. missile defenses have never been tested against…

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -