Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Declarações de Erdogan sobre terrorismo

A notícia sobre a possível quebra do controverso acordo é divulgada pelo Daily Express. Tudo porque o presidente turco, Tayyp Erdogan acusou ontem a UE de «abrir as portas a terroristas», na sequência das recentes exigências de Bruxelas para Ancara alterar as suas leis de contenção do terrorismo.

Num discurso ameaçador, recusando qualquer alteração à legislação recentemente aprovada pelo seu país, Erdogan instou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a «seguir o seu caminho, que nós seguimos o nosso».

 

Eventual fim do acordo levanta questões sobre refugiados

A Comissão Europeia concordou em isentar os cidadãos turcos de vistos para circularem no espaço Schengen caso a Turquia alterasse as suas leis anti-terrorismo, actualmente usadas para perseguir jornalistas e críticos do Governo de Erdogan.

Na iminência de ser revertido, o acordo UE-Turquia levanta agora novas questões sobre o problema dos refugiados. Recorde-se que a Turquia concordou receber refugiados expatriados pela Europa, num acordo que seria a porta de entrada daquele país para a União Europeia.

No entanto, no seu discurso mais recente, Erdogan perguntou à Europa «porque não muda primeiro a sua mentalidade, que permite que terroristas montem tendas à porta do Parlamento Europeu»? O presidente turco questionou ainda: «Deixam os terroristas acampar e depois dizem que é em nome da democracia». Para Erdogan, «estamos num ponto sem retorno».

Por sua vez, o deputado europeu Guy Verhofstadt, que fez campanha contra as «brutais» leis anti-terrorismo da Turquia, defendeu que «enquanto esse assunto continuar a ser alvo de divergência, o Parlamento Europeu não deve apoiar esta proposta de liberalização dos vistos».

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -