Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Dilma critica destruição do Farmácia Popular: o golpe faz mal à saúde

Em texto publicado em seu site, Dilma Rousseff alerta para o fato de Michel Temer estar “acabando com o ‘Aqui Tem Farmácia Popular'”, programa que garante o acesso da população a medicamentos.

Esta semana, Temer descredenciou 1.729 drogarias que participavam do convênio. No ano passado, ele já havia cortado repasses às indústrias”, destaca Dilma, para quem Temer está fazendo uma “economia burra”. “O golpe faz muito mais do que destruir a democracia. Por descaso, desumanidade e falta de preocupação com a vida do povo, o golpe também faz mal à saúde”, acrescenta.

O Golpe faz mal à saúde

O governo golpista está acabando com o “Aqui Tem Farmácia Popular”, um dos programas mais importantes já implantados no Brasil para garantir o acesso da população a medicamentos.

O “Aqui Tem Farmácia Popular” é uma rede de dezenas de milhares de drogarias privadas credenciadas pelo governo para oferecer 42 medicamentos, 25 dos quais de graça e os demais com descontos de até 90%. São remédios para o tratamento de algumas das doenças que mais atingem os brasileiros, como hipertensão, asma e diabetes.

Criado pelo presidente Lula em 2006, o “Aqui Tem Farmácia Popular” foi ampliado por mim e tornou-se uma referência mundial. Durante o meu governo, o “Aqui Tem Farmácia Popular” chegou a ter uma rede de quase 35 mil drogarias credenciadas, atuando em 4.282 municípios. Nessa rede, quase 18 milhões de pessoas puderam comprar medicamentos com desconto e 30,5 milhões retiraram medicamentos gratuitamente, a partir da criação, em 2011, do programa “Saúde Não Tem Preço”.

Para se ter uma ideia da importância e do alcance do “Aqui Tem Farmácia Popular”, o número de diabéticos e hipertensos beneficiados passou de 853 mil, em janeiro de 2011, para 26,8 milhões, em março de 2016, um crescimento de 837,6%.

Os medicamentos gratuitos e os descontos estão disponíveis para todos, mas beneficiam sobretudo trabalhadores de baixa renda e da classe média empobrecida, além de aposentados.

Dois dos resultados práticos do programa foram a redução das internações hospitalares, em 20% por doenças decorrentes da hipertensão, e em 16% por crises de asma. A redução dos gastos com intervenções nos hospitais supera em muito o custo do programa.

Pois o governo golpista, que num ato falho confessou que está fazendo o Brasil “voltar 20 anos em 2”, agora reduz a rede do “Aqui Tem Farmácia Popular”. Esta semana, descredenciou 1.729 drogarias que participavam do convênio, dando continuidade a um processo sistemático de destruição do programa. No ano passado, o governo golpista já havia cortado parte dos repasses às indústrias que produziam os medicamentos oferecidos.

Quando o governo golpista reduz o programa e sinaliza com a sua extinção, está fazendo uma economia burra, por forçar um aumento da procura por hospitais, e sobretudo uma economia perversa, por colocar em risco a saúde e a vida de dezenas de milhões de brasileiros.

O golpe faz muito mais do que destruir a democracia. Por descaso, desumanidade e falta de preocupação com a vida do povo, o golpe também faz mal à saúde.

Artigo originalmente publicado no Blog | Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -