Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Abril 15, 2024

Encontro imaginário com De Gaulle, Maria Della Costa e Stroessner

Dia 20 de Novembro novo encontro imaginário n’A Barraca. Presentes estarão António Pedro de Vasconcelos, Maria do Céu Guerra e Helder de Oliveira a representarem os papeis das três individualidades históricas.

Maria do Céu Guerra, encenadora no papel de Maria Della Costa. O cineasta António Pedro de Vasconcelos interpreta Charles de Gaulle. Helder de Oliveira no papel de Alfredo Stroessner. Este é o elenco para o próximo Encontro Imaginário no Teatro A Barraca.

Saiba quem são:

Charles André Joseph Marie de Gaulle

Lille, 22 de Novembro de 1890 – Colombey-les-Deux-Églises, 9 de Novembro de 1970

Foi um general, político e estadista francês que liderou as Forças Francesas Livres durante a Segunda Guerra Mundial. De Gaulle liderou a redacção de uma nova Constituição, fundando a Quinta República e foi eleito Presidente da França. Apesar de ter apoiado inicialmente o domínio francês sobre a Argélia, decidiu mais tarde conceder a independência àquele país, encerrando uma guerra cara e impopular. Enfrentou a crise de maio de 1968. De Gaulle faleceu em 9 de Novembro de 1970, na cidade de Colombey-les-Deux-Églises, vítima de um aneurisma cerebral.

Interpretação do cineasta António Pedro de Vasconcelos

Maria Della Costa

Flores da Cunha, 1 de Janeiro de 1926 — Rio de Janeiro, 24 de Janeiro de 2015

Foi uma consagrada actriz brasileira. Fez parte do grupo Os Comediantes, e fundou em 1948, junto com seu marido, o actor Sandro Polloni, o Teatro Popular de Arte. Em Portugal tiveram enorme sucesso e foram atacados pelos  fascistas e pela polícia politica, chegando a serem apedrejados quando representavam A Alma Boa de Setsuan, de Bertolt Brecht. Nos seus últimos anos de vida, residia no município fluminense de Parati, onde administrava seu hotel.

Interpretação da encenadora Maria do Céu Guerra

Alfredo Stroessner

Encarnación, 3 de Novembro de 1912 — Brasília, 16 de Agosto de 2006

Foi um político, general de exército e ditador do Paraguai entre 1954 e 1989. Presidente,  foi reeleito, em pleitos marcados pela fraude, por 7 mandatos consecutivos. Defendeu tenazmente os interesses norte-americanos, e demonstrou muita simpatia pelos nazis, tendo dado a vários deles asilo no país, inclusive ao Dr. Josef Mengele. Em 1989, após 35 anos de governo ditatorial , Stroessner foi derrubado por um golpe de Estado, sendo expulso para o Brasil, onde viveu exilado.

Interpretação do economista  Helder de Oliveira

 

II Parte

“A Tragédia do PANTEÃO” com Hélder Costa e Tiago Barbosa
Canções com Helder de Oliveira

Encontros imaginários 2017

20 de Novembro de 2017

21h30

[email protected][email protected]

213965360 | 213965275

Largo de Santos, 2
1200 – 808 Lisboa

Website do Teatro A Barraca

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -