Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Encontros de História Turres Veteras já se realizam há 21 anos

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A longevidade dos Encontros de História “Turres Veteras”, que teve a sua 21ª edição no auditório dos Paços do Concelho de Torres Vedras nos dias 11 e 12, foi elogiada pelos muitos especialistas que estiveram presentes. Um evento que começou por ser local, passou a nacional e já é internacional.“Caminhos do Rio” foi este ano o tema do evento, descrito pela Câmara Municipal como “o melhor encontro nacional de história organizado anualmente e focado num tema”. A longevidade foi precisamente um aspecto focado por Miguel Tamen, director da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na sessão de abertura, que salientou a “extraordinária duração deste projecto”.

Ainda na sessão de abertura, Pedro Gomes Barbosa, também daquela faculdade e presidente da comissão executiva do “Turres Vedras”, frisou que a Faculdade de Letras continuará a apoiar o evento. Destacou ainda o facto dos livros de atas do encontro estarem à venda em várias livrarias por intermédio da editora Colibri.

O presidente da Câmara Municipal realçou a importância do “Turres Veteras” no sentido do aprofundamento do conhecimento do território do concelho, mas também de outros territórios, o que permite ter um conhecimento integrado dos temas. Carlos Bernardes aproveitou a ocasião para enaltecer a temática deste ano, já que a água é um elemento essencial para a sobrevivência humana e está bem presente no concelho, com dois rios e 20 quilómetros de costa atlântica.

Participaram oradores de Portugal, Brasil, China e Índia. Foram registadas 65 inscrições, incluindo 28 de professores. A organização do encontro pertence ao Município de Torres Vedras e à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Este ano contou com a parceria da Universidade Estadual de Goiás, da Universidade Estadual do Maranhão e do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã.

No primeiro dia do encontro foram abordados os rios Tigre, Eufrates, Nilo, Amarelo, Amazonas e Ganges. A manhã de sábado foi dedicada aos rios do Maranhão (Brasil), tendo à tarde focado a realidade local, nomeadamente o rio Sizandro.

O encontro chegou ao fim na tarde de sábado com o lançamento do livro de atas da edição anterior, “Nova História Local Torres Vedras”, com coordenação de Carlos Guardado da Silva; e a apresentação da peça musical Turres Veteras pelo Ruben Monteiro Quarteto.

Segundo a organização, o encontro “Turres Veteras” tem como objectivos “o fomento do estudo e da investigação relativos à história local e regional, assim como a partilha de experiências e de resultados obtidos na área da história da cultura e mentalidades, desde o período pré-clássico até ao presente”.

Receba a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -