Desafios

European Academy of Religion

European Academy of Religion / Paulo Mendes Pinto

Com a presença do Comissário Europeu para a Ciência, Investigação e Inovação, Carlos Moedas, e do antigo Presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, no passado dia 5 de Dezembro teve lugar a cerimónia de fundação da European Academy of Religion.

A instituição que esteve na base da criação desta academia foi a Cátedra UNESCO para o Pluralismo Religioso e a Paz da Universidade de Bolonha.

Convidada desde o primeiro momento, a Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona esteve presente como uma das entidades fundadoras, assim como o seu coordenador, Paulo Mendes Pinto.

São grandes os desafios que se colocam a esta academia, especialmente no campo da necessidade de colocar as questões sobre religião nas agendas europeias. Esta será, a par da relação com as próprias religiões, o principal desafio: alertar todos os interessados para a necessidade de dar espaço ao conhecimento e à investigação sobre Religião, numa época em que é claro que o conhecimento sobre o fenómeno religioso é fundamental na tomada de decisões.

Subscreva a nossa newsletter.

Pub