Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Évora Inaugura complexo desportivo

complexo desportivo de Évora

A inauguração ocorreu quarta-feira, dia 27 de Julho. Na cerimónia oficial estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o Presidente do Conselho Directivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Augusto Fontes Baganha e ainda autarcas, dirigentes associativos e desportistas.

O espaço que tem uma área total de cerca de 54.500 metros quadrados, foi instalado um campo de râguebi com relva sintética e dimensões que satisfazem os requisitos técnicos estabelecidos pela respectiva Federação Internacional.

Foi também assinado um contrato de comodato entre o IPDJ e a Câmara de Évora, nos termos do qual a Autarquia ficará responsável pelo funcionamento do complexo, mantendo-se o IPDJ como entidade proprietária.

carlos_pinto_sa nova
Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, afirmou a importância do novo complexo desportivo para a cidade e para a região. Referiu que para já o râguebi e atletismo têm agora “condições para ser praticados, apesar de não estarem ainda por concluir áreas ligadas ao salto e lançamento, que deverão ser completadas numa segunda fase, prevista para o próximo ano, segundo compromisso assumido com o IPDJ”, referiu o autarca comunista.

Pinto de Sá frisou que se trata de um complexo desportivo aberto a todos que “permitirá aos estabelecimentos de ensino melhorar a promoção do desporto escolar e os clubes e associações terão agora condições para a prática desportiva de competição, mas também os meios para continuar a dedicar especial atenção à componente de formação”. A Universidade de Évora passará a dispor de instalações equipadas para a prática desportiva, nomeadamente para apoio às actividades curriculares nesta área.

A autarquia assumiu o compromisso de assegurar a gestão directa e manutenção de todo o complexo, o que importará numa despesa anual de 150.000 euros. Tal constituirá um esforço financeiro importante tendo em conta a frágil situação financeira em que a Autarquia ainda se encontra.

Tiago Brandão Rodrigues
Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação

Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, por sua vez, referiu tratar-se de um equipamento importante para a região, que resultou de um “investimento que rondou os 2,2 milhões de euros, realizado através do IPDJ com apoio de fundos comunitários”. O facto de passar a ter gestão municipal constitui, segundo Tiago Brandão Rodrigues, “um excelente exemplo de descentralização na gestão de recursos”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -