PS4

Ratchet & Clank

Não se trata de mais um jogo da famosa saga da Insomniac, criada em 2002, para a PS2, sobre as aventuras de acção do famoso Lombax, a criatura alienígena originária de Polaris Galaxy, bem como o seu ajudante robótico Clank

****

Ratchet & Clank é uma recuperação da história pensada agora para a PS4.

Ratchet-and-ClankNo entanto, não se trata apenas de baralhar e dar de novo. Até porque a ideia é acompanhada por uma versão de cinema, destinada a piscar o olho para o novo jogo e a atrair a clientela de novas gerações.

E, quem sabe até, criar alguma nostalgia pelo segmento mais veterano seduzido pelo tratamento irresistível conferido às personagens e ao ambiente em geral.

É que será difícil encontrar um jogo de acção tão eficaz. Nesse sentido, a fórmula original demonstra bem o seu sucesso.

Mesmo para quem se lembra da primeira versão, não podemos deixar de sorrir diante deste jogo robusto que renova a atracção inicial, agora com os admiráveis recursos visuais da mais recente consola da Sony. Ainda que sem a novidade.

Naturalmente, a história gira em torno do encontro de R&C e de como terão de salvar a galáxia… Isso significará andar de novo a saltitar entre planetas e aplicar o uso de armas espectaculares que vamos coleccionando para derrotar uma corja de inúmeros vilões, mas em particular o Capitão Qwark.

Não deixa de ser um saboroso déjà vu avançar ao longo dos cenários vistosos, destruindo caixas e os cenários que fazem aumentar o nosso potencial bélico. Em si, o jogo é relativamente linear, oferecendo pequenos desafios de dedução para ultrapassar alguns níveis, mas ainda assim ao nível de todos os jogadores.

Nem sempre, a tentativa de reinventar e relançar novos jogos funciona, mas no caso deste Ratchet & Clank temos de concordar que o resultado agrada em todos os níveis. Incluindo o preço. Apenas com a excepção da novidade.

 

A nossa pontuação de *  a  *****

 

Subscreva a nossa newsletter.

Pub