Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Forças iraquianas libertam arredores de Mosul

As forças iraquianas que lutam contra os terroristas do Estado Islâmico (EI) libertaram na segunda-feira um bairro do EI após pesados confrontos na parte norte da fortaleza do EI no lado ocidental de Mosul, informaram os militares iraquianos.

Abdul-Amir Yarallah, do Comando de Operações Conjuntas (JOC), disse em um comunicado que as forças especiais do Serviço de Combate ao Terrorismo (CTS) libertaram o bairro de al-Uraybi e levantaram a bandeira iraquiana sobre alguns de seus edifícios.

A recaptura do bairro aconteceu um dia depois que as forças da CTS, o exército e as forças de elite da Polícia Federal, conhecidas como de Resposta Rápida, iniciaram um novo ataque em quatro bairros, incluindo Uraybi, e conseguiram derrotar as linhas defensivas do EI após uma batalha de rua.

As tropas ainda estão envolvidas em intensos combates nos outros três bairros de Rifai, Iqtisadiyn e 17 de julho depois de terem capturado partes deles.

As tropas estão agora aproveitando para retomar os bairros restantes no norte e noroeste do centro da cidade e apertar o laço ao redor do EI nos bairros do centro da cidade velha no lado ocidental de Mosul, incluindo áreas antigas ao redor da histórica mesquita de al-Nuri.

Enquanto isso, os caças iraquianos realizaram um ataque aéreo em uma vila perto da cidade de Tal Afar, a cerca de 79 km a oeste de Mosul, e destruíram três veículos do EI que levavam lança-foguetes, deixando 12 deles mortos, disse o JOC em um comunicado, citando relatórios de inteligência.

No final de janeiro, o primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi, que também é o comandante-chefe das forças armadas, declarou a libertação do lado oriental de Mosul, ou a margem esquerda do Tigre, depois de mais de 100 dias de combates contra militantes do EI.

Em 19 de fevereiro, Abadi anunciou o início de uma ofensiva para expulsar militantes extremistas do lado ocidental de Mosul, conhecida localmente como a margem direita do rio Tigre, que divide a cidade.

No entanto, a parte ocidental de Mosul, com suas ruas estreitas e bairros densamente povoados, parece ser um maior desafio para as forças iraquianas.

Mosul, que fica a 400 km ao norte da capital iraquiana Bagdá, está sob controle do EI desde junho de 2014, quando as forças do governo abandonaram suas armas e fugiram, permitindo que os militantes do EI assumissem o controle de regiões do Norte e do oeste do Iraque.

Fonte: Xinhua | Texto original em português do Brasil

Exclusivo Portal Vermelho / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -