Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 17, 2024

França vai expulsar mais 800 pessoas do campo de refugiados de Calais

Calais
Imagem:  (c) ONG L’auberge des migrants international” in FB

Autoridades de Pas-de-Calais anunciam ultimato de uma semana, e preparam-se para demolir metade da instalação

Calais
“Conferência de imprensa de Fabienne Buccio, chefe do departamento de Pas-de-Calais”

A chefe do departamento de Pas-de-Calais, Fabienne Buccio, informou esta Sexta-Feira que vai reduzir para metade a superfície da “selva” de Calais e que dá uma semana aos imigrantes que se instalaram na zona sul do acampamento improvisado para que abandonem o local.

O aviso é endereçado a entre 800 e 1000 pessoas, instaladas em 7 hectares em tendas e cabanas.

Esta é a segunda redução do acampamento selvagem desde o início do ano. Uma nova etapa antes da eliminação prevista pelo Estado francês, no quadro das tensões criadas pela crise migratória na Europa.

O ministério francês do Interior tenciona conservar apenas locais de acolhimento controlados e inteiramente integrados numa estruturação do espaço. “Visitei o local esta semana e constatei que na zona sul do acampamento dois abrigos em cada três já não estão habitados”, disse ao diário Le Monde Fabienne Buccio.

“Os meus serviços e eu própria iremos propor às pessoas que habitam naquela área do acampamento a opção de serem acolhidos no nosso centro de acolhimento provisório (CAP) ou de partirem para outra região em França onde seriam acolhidos num centro de acolhimento e orientação (CAO). A partir de sábado, serão propostos 750 lugares suplementares em contentores e abriremos, se for necessário, mais lugares em CAO”, explicou a responsável pelo departamento de Pas-de-Calais.

Calais-1

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -