Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Futuro mais seco, mais quente… mais cooperativo

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

Segundo o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apenas o sudoeste do Algarve não está em seca. Portugal continental regista uma seca em 98% do território, com 3% atingindo um nível de seca moderado. Em Janeiro, a precipitação total foi de cerca de 53% do normal, o que leva o Instituto a classificar este mês como muito seco, sendo o sexto menor valor desde 2000. Em meados de Janeiro, a seca extrema já atingiu 9% do território.

No último verão, em 31 de Agosto, 58,9% do território estava em seca severa e 0,7% em seca extrema, contrastando com 69,6% em seca severa e 9,2% em seca extrema verificada no final de Julho. O mês de Agosto foi quente e extremamente seco, com um valor médio de precipitação em Portugal continental de 8,2 milímetros, o que corresponde a 60% do valor médio, de acordo com o IPMA.

Além das restrições impostas ao abastecimento de água às populações, esta situação já causa danos aos produtores agrícolas e ao sector pecuário. Os custos adicionais incluem custos de energia aumentados para continuar a irrigar num período em que já não seria necessário; investimentos de capital para aumentar os sistemas de reserva de água; e compra de fardos de palha importados a preços elevados. Temperaturas elevadas também potenciam pragas como bactérias fotoforas em sobreiros e infecções nas cabras.

Regiões como o Alentejo sempre experimentaram temperaturas mais extremas e mais secas. Daí nasceram práticas como o monte e reservas de água e fibra, adaptadas a essas condições difíceis. No entanto, a Revolução Verde da agricultura industrial destruiu a resiliência dos solos e abandonou as práticas milenárias próprias da região. Agora, as mudanças climáticas agravam a situação até um ponto que excede o limite de todos os preparativos normais. Água, palha e orçamento terminam: uma catástrofe económica, ecológica, social, cultural e humanitária em câmera lenta.

A pesquisadora Selma Guerreiro liderou um estudo na Universidade de Newcastle, que confirma que Portugal será atingido por secas mais severas e duradouras e temperaturas mais extremas, mesmo nos cenários mais optimistas, devido aos efeitos das mudanças climáticas. É a última prova de que as políticas nacionais e europeias não só faltam em resposta à crise climática. Em entrevista à revista Visão, o Prof. Guerreiro diz que as instituições nacionais e europeias precisam apoiar o tipo de agricultura adaptada para um futuro ainda mais seco e temperaturas ainda mais extremas.

É responsabilidade dos consumidores, agricultores e ambientalistas cooperar para gerar vontade política para limitar os piores efeitos com acções rápidas e drásticas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, capturar gases de efeito estufa, aumentar a eficiência, reduzir o desperdício e o consumo excessivo e desenvolver e adaptar as tecnologias verdes. em um ritmo mais rápido.

Em termos de reajuste da agricultura e aumento da biodiversidade para um futuro mais seco e mais quente, encontramos esforços pioneiros como a agroecologia. Para além da sustentabilidade, a agroecologia procura regenerar o solo com técnicas antigas, como o montado que combina árvores, animais e cultivo em harmonia, com novas práticas e tecnologias. A Herdade Freixo do Meio, perto de Montemor no Alentejo, é um exemplo de referência internacional.

11 de Março, Dia da Bolota

A Herdade Freixo do Meio, perto de Montemor no Alentejo, é um exemplo de referência internacional. Inclui unidades de micro-escala, desde o montado até à padaria, uma cozinha industrial, a delicatessen, a área de processamento de vegetais, outra para carnes e muito mais. A partir desta Herdade, existem vários produtos como grão, vinho, sumos, azeite, mel, ervas aromáticas, arroz, cereais, mas também vários produtos de bolotas inovadores. No entanto, apesar das importantes despesas de capital com o sistema de água, as reservas de fibra e água são difíceis de manter.

Apesar das dificuldades de ressuscitar o legado do conjunto em condições ecológicas e económicas adversas, existe um espírito contagiante de optimismo e inovação. A 1 de Janeiro foi criada a cooperativa de trabalhadores, residentes e consumidores, compartilhando a propriedade de uma empresa e o poder de decisão. Desenvolveram-se também outras iniciativas de novos programas de agricultura apoiada pelo consumidor (CSA). Os consumidores assumem um compromisso mútuo com os produtores que colaboraram para criar “cadeias” de produtos por vários meses, ligando o consumidor directamente aos pontos de origem dos alimentos.

Aqueles que querem saber mais sobre este projecto podem considerar o 11 de Março quando se celebra o Dia da Bolota, que a partir de agora inclui uma loja on-site e on-line com produtos tradicionais e inovadores.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -