Votação

Geringonça: a palavra do ano?

Qual a palavra do ano de 2016 eleita pelos portugueses? As escolhidas em edições anteriores foram “esmiuçar” (2009), “vuvuzela” (2010), “austeridade” (2011), “entroikado” (2012), “bombeiro” (2013), “corrupção” (2014) e “refugiado” (2015)

Estas são palavras que nos lembram alguns dos mais importantes tiques do Portugal contemporâneo mas, igualmente,  momentos marcantes  da nossa história.

Pessoalmente teria escolhido a palavra corrupção para todos estes anos. No corrente ano  estou indeciso entre “humanista” e “geringonça”.

Para 2016 as palavras em disputam são: “brexit”, “campeão”, “empoderamento”, “geringonça”, “humanista”, “microcefalia”, “parentalidade”, “presidente”, “turismo” e “racismo”.

A “Palavra do Ano” é uma ideia que se debruça sobre  a “ análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile”

Poderá votar até às 23 horas e 59 minutos de dia 31 de Dezembro no site Palavra do Ano®

A palavra escolhida pelos portugueses será revelada nos primeiros dias de Janeiro, em cerimónia pública.

Paulo Vieira de Castro

Paulo Vieira de Castro

Autor na área do bem-estar nos negócios, práticas educativas e terapêuticas. Diretor do departamento de bem-estar nas organizações do I-ACT - Institute of Applied Consciousness Technologies (USA).

Subscreva a nossa newsletter.

Pub