Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Governos europeus cúmplices na tortura e violações de direitos humanos na Líbia

Governos europeus são cúmplices na tortura e violações de direitos humanos de refugiados e migrantes na Líbia, segundo relatório da Amnistia Internacional baseado em investigações realizadas no terreno.Em relatório recente da Amnistia Internacional, esta organização de direitos humanos documenta e analisa como Governos Europeus estão conscientemente a ser cúmplices na tortura e abusos de dezenas de milhares de refugiados e migrantes detidos pelas autoridades de imigração líbias em condições absolutamente chocantes neste país do Norte de África.

A investigação feita pela Amnistia Internacional demonstra que refugiados e migrantes estão encurralados na Líbia e à mercê das autoridades líbias, de milícias, de grupos armados e de traficantes que, frequentemente, operam juntos para obterem ganhos financeiros. Das centenas de milhares de pessoas sem saída no país, há dezenas de milhares mantidas indefinidamente em centros de detenção sobrelotados, onde são sujeitas a abusos sistemáticos.

O relatório intitula-se Libya’s dark web of collusion: Abuses against Europe-bound refugees and migrants (A tenebrosa teia de conluio na Líbia: abusos de refugiados e migrantes rumo à Europa).

A Amnistia Internacional tem vindo a documentar há mais de um ano o ciclo vicioso em que se encontram migrantes e refugiados na Líbia e a influência negativa que tem vindo a ser exercida pelos acordos firmados entre a União Europeia e a Líbia em matéria de migrações e de cooperação no controlo de fronteiras:

Fonte e imagens: Amnistia Internacional

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -