Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Quando é que Jaime Marta Soares se demite da Liga dos Bombeiros?

Nelson Oliveira
Nelson Oliveira
Psicólogo clínico, Mestre em Gestão Autárquica e membro de várias instituições desportivas e humanitárias

Como ponto prévio convém salientar que toda a minha vida vivi de perto a realidade dos Bombeiros Voluntários. Pertenci e pertenço aos órgãos sociais de uma Associação Humanitária, trabalhei voluntariamente desempenhando funções de psicólogo para uma outra corporação e grande parte da minha família esteve e está ligada aos soldados da paz, sendo que o meu pai foi Bombeiro Voluntário durante décadas, privando muitas vezes a sua família, o seu trabalho e o seu descanso, em prol do auxílio abnegado e gratuito aos cidadãos – sem lamentos, com orgulho e sentimento de dever cumprido.

Partindo deste princípio e sabendo bem do espírito voluntarioso, solidário e humano de cada um dos valorosos cidadãos que se (pre)dispõe diariamente a socorrer o próximo, chocaram-me as palavras de Jaime Marta Soares proferidas numa entrevista à SIC Notícias no dia de ontem.

Concordo e corroboro que os Bombeiros Voluntários merecem muito mais dos sucessivos Governos e de toda a sociedade que muitas vezes só se lembra dos soldados da paz, quando o azar bate à porta.

O voluntariado está a definhar e os incentivos são muito poucos, quando pretendemos que esta seja uma das funções mais reconhecidas, senão a mais reconhecida a nível nacional por toda a nossa sociedade. É por esse motivo que, não sabendo aprofundadamente as reivindicações da Liga dos Bombeiros, mas sabendo o suficiente para ter uma posição de concordância com as suas justas exigências.

Cidadãos que se predispõem a arriscar a sua vida, voluntariamente, em defesa de outros, merecem tudo aquilo que o Estado lhes possa dar, para reconhecer minimamente o seu gesto.

Todavia, o que os Bombeiros Voluntários e sublinho, Voluntários, não merecem é ter alguém a representa-los que, num sinal de chantagem, ouse sequer questionar aquilo que é mais sagrado aos bombeiros – o socorro às populações.

Ameaçar com o boicote ao socorro, como Jaime Marta Soares afirmou na SIC Notícias e no Conselho Nacional Extraordinário, cito – Os bombeiros não vão participar nos grupos de reforço ao combate a incêndios (GRIF e GRUATA e ELAC) nem os comandantes vão integrar as estruturas distritais se o Governo não acatar as nossas propostas” É o pior sinal que o Presidente da Liga de Bombeiros pode dar ao país, aos cidadãos e principalmente, aos milhares de Bombeiros Voluntários que representa.

Jaime Marta Soares tem que perceber que os Bombeiros são um assunto demasiado sério para politizar ou futebolizar, tal é a sua larga experiência nestes dois últimos temas e com os resultados conhecidos. Por esse motivo há que ter algum cuidado quando se fala em nome de pessoas credíveis e abnegadas como são os Voluntários deste país.

Todas as centenas de bombeiros voluntários que conheço tem acima de tudo uma característica em comum – jamais boicotam o auxílio às populações! E sei que esta característica é igual em todo o país, já que qualquer que seja a adversidade, os bombeiros voluntários nunca deixam o povo na mão.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -