Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

João Lourenço nomeia 22 Oficiais Generais

João Angelino, no Huambo
João Angelino, no Huambo
Jornalista (Estagiário)

Presidente da República de Angola, João Lourenço, nomeia 22 Oficiais Generais, incluindo o novo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas.O Presidente da República pediu esta segunda-feira à nova chefia das Forças Armadas Angolanas (FAA) empenho no resgate dos valores, principalmente na moralização da sociedade angolana e orientou-a no sentido de trabalhar, sobretudo com a classe de oficiais e de generais, para garantir este desejo.

Para destacar a responsabilidade da liderança, o Presidente João Lourenço sublinhou que “só com uma cabeça sã conseguimos cumprir os objectivos que nos propusemos alcançar, cumprir o papel que a Constituição da República e a Lei confere às Forças Armadas Angolanas”.

Ao proferir o seu discurso na tomada de posse do novo chefe do Estado-Maior General das FAA, António Egídio de Sousa Santos, do seu adjunto para a Área Operacional e de Desenvolvimento, Geraldo Abreu Muhengo Ukuachitembo, e outros 20 oficiais generais, o Presidente da República enfatizou o desejo deixado na mensagem de novo ano, quando falou da necessidade de “passos decisivos para moralizar” a sociedade angolana, com o exemplo das autoridades, “valorizando os bons comportamentos, atitudes e práticas”.

Estamos empenhados numa luta para o resgate dos valores, com destaque para a moralização da nossa sociedade e gostaríamos que, também nesta nova conjuntura, as Forças Armadas ocupassem a primeira trincheira neste combate pela moralização da nossa sociedade”.

Depois de sublinhar o afinco de António Egídio de Sousa Santos e de Geraldo Abreu Muhengo Ukuachitembo, o Presidente da República afirmou: A missão que deixo aqui aos mais altos responsáveis das Forças Armadas Angolanas é de trabalharem sobretudo com a classe de oficiais, com a classe de generais, para que possamos garantir este nosso desejo”. Na presença do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, e do ministro da Defesa, o Presidente João Lourenço lembrou que as “Forças Armadas Angolanas granjearam o respeito e carinho de todos os angolanos e não só” e que o reconhecimento “não aconteceu por mero acaso”, mas advém do facto de terem conseguido, ao longo de décadas, garantir a Independência, a soberania nacional e a integridade do território”.

Estamos crentes de que fizemos uma boa escolha e que conseguirão cumprir esta missão que acabamos de vos dar. Não podemos esperar que haja mudanças se continuarmos a trilhar os mesmos caminhos e não formos nós os primeiros a mudar o nosso comportamento e as nossas próprias vidas”.

A grande expectativa criada à volta deste Executivo, continua a alimentar a esperança há muito esperada, do surgimento de uma verdadeira renovação de mentalidades e de comportamentos no seio da sociedade. O nosso combate pela legalidade e pelo fim da impunidade de quem a desrespeitar, afirmou João Lourenço, vai ser “um combate de todas as horas”.

O novo chefe do Estado-Maior General das FAA promete mudanças, mas em função das orientações superiores. “Há um programa para a reedificação das Forças Armadas e vamos dar cumprimento ao programa, para a modernização das Forças Armadas Angolanas”, disse.

Egídio de Sousa Santos, que antes foi graduado a general de Exército, substitui Geraldo Sachipengo Nunda que desempenhou o cargo desde 5 de Outubro de 2010.

O autor escreve em PT Angola

Receba regularmente a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

Mentores espirituais

E agora Marcelo?

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -