LISBON GAMES WEEK 4 a 8 de Novembro, FIL Lisboa

Queres experimentar óculos de realidade virtual? Vem à LGW!

real-virtual

Jogos, torneios, youtubers, novidades, prémios, cosplay, muita adrenalina! É esta a fartazana de propostas que a poderosíssima indústria de videojogos celebra nesta segunda edição das Lisbon Games Week (LGW), a decorrer no espaço da FIL, em Lisboa, desde o dia 4 e a terminar na segunda-feira, dia 8. Ah, sim, e os óculos VR da PlayStation. Falámos com os responsáveis pela PlayStation e Nintendo bem como um dos youtubers mais populares do nosso mercado.

À semelhança da E3, em Los Angeles, o principal evento gaming, a Gamescom, a mais próxima versão europeia, o espaço da LGW onde os gamers poderão testar algumas das novidades que ainda não chegaram às lojas, outras acabadinhas de aterrar, como o novo Call of Duty: Black Ops III, mas também Star Wars Battlefront ou Uncharted 4, em versão multiplayer, entre outros títulos fortes. Missing in action neste certame é a Xbox que não se fez representar, como que assumindo a hipoteca da marca no nosso país.

Assim que penetramos no recinto da LGW é difícil não notar a pequena multidão em redor do stand da PlayStation que envergam um curioso gadget com luzes azuis que lhes cobre parcialmente a cara e os motiva a executarem curiosos gestos, alguns deles empunhando os famosos comandos Move para reproduzir movimentos no ecrã. Já perceberam que se trata do PlayStation VR (anteriormente conhecido por Project Morpheus).

Foi aqui que falámos com Sandra Páscoa, responsável de comunicação da PlayStatiom, em Portugal e Espanha, que nos atualizou sobre as novidades presentes na LGW, e em particular a experiência PlayStation VR, que permite jogar num ambiente de total realidade virtual. Basicamente, somos literalmente afundados numa completa experiência de jogo pois assim que os colocamos e é ligado o sistema, contactamos com uma imersão total no ambiente de jogo. Qualquer movimento com a cabeça apenas revela essa experiência total. Algo absolutamente inédito no panorama videogame, apesar das várias experiências que já começam a ser desenvolvidas.

uncharted

À disposição dos visitantes estão duas experiências bem diversas: The London Heist e The Deep. A primeira centra-nos no interior de um veículo em que iremos pegar numa arma para tentar destruir os diversos atacantes em motos e carros que disparam contra a nossa carrinha. Desde logo, uma das curiosidades mais interessantes é o uso dos comandos Move que comandam os braços e mãos que permitem pegar na arma, carrega-la e disparar. Depois de uma sensação de tontura inicial percebemos como a envolvência é total. Seguramente uma experiência com muito território para crescer. A outra representa uma experiência muito diversa, mais contemplativa, mas talvez até mais profunda. Estamos submersos dentro de uma grade subaquática e experienciamos a aproximação de um tubarão que procura destruir a nossa proteção. Apesar de se notar que o nível gráfico não corresponde ainda à excelência do melhor HD, torna-se evidente que será um dos segmentos por onde o futuro dos videojogos (e até o cinema) poderá crescer.

Entretanto, abordámos também Jorge Vieira, o RP da Nintendo em Portugal, que revelou as novidades para este final de ano. Com destaque para o 30º aniversário dos jogos Super Mario e, em particular, o Super Mario Maker, com a possibilidade do jogador criar os seus próprios níveis e partilhar com a comunidade, bem como diversos torneios WiiU e oferta de vários prémios.

Subscreva a nossa newsletter.

Pub

1 Response

  1. 16 Março, 2016

    […] Recorde-se que os óculos PSVR foram divulgados entre nós durante a Lisbon Games Week, em Novembro passado. […]