Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Literatura em português para os mais novos

A Fundação “O Século” volta a organizar o Encontro de Literatura Infanto-Juvenil da Lusofonia, que decorre de 13 a 18 de Março, em São Pedro do Estoril. O evento, que já vai na terceira edição, reúne durante uma semana vários escritores, ilustradores e contadores de histórias com o objectivo de promover o debate em torno da literatura para a infância e juventude e a circulação do livro e do autor no espaço da Lusofonia.

O 3.º Encontro arranca segunda-feira, dia 13 de Março, com a participação de vários convidados em sessões de leitura para crianças dos estabelecimentos de ensino dos vários concelhos da Grande Lisboa. A partir de 16 de Março, os trabalhos centram-se nas instalações da Fundação “O Século”.

A escritora moçambicana Teresa Noronha, autora do livro “A Viagem de Luna”, é uma das presenças confirmadas e irá participar numa das mesas redondas em que estará em debate a “Oratura e Literatura na Lusofonia”. Teresa Noronha nasceu em 1965 em Lourenço Marques, trabalhou na Editora Fim de Século e Íman Edições. Actualmente é responsável pelas edições da Escola Portuguesa de Moçambique.

Outra das participantes é a poetisa, escritora e historiadora angolana Ana Paula Tavares. Especialista em Literaturas Lusófonas, Ana Paula Tavares nasceu em Lubango, a 30 de Outubro de 1952, e coordena o Grupo de Investigação 2 do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Como poetisa e escritora tem uma vasta obra publicada: “Ritos de Passagem” (1985), “O Sangue da Buganvília” (1998), “O Lago da Lua” (1999), “Dizes-me Coisas Amargas Como Os Frutos” (2001), “Ex-votos” (2003), “A Cabeça de Salomé”(2004), “Manual para amantes desesperados (2007)”, entre outros.

Eliana Yunes, investigadora brasileira, fundadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, Flávia Lins e Silva e Clóvis Levi são as presenças confirmadas vindas do Brasil. António Torrado e Odair Varela Rodrigues de Cabo Verde; Rita Taborda Duarte e Luísa Ducla Soares são outras escritoras presentes na edição deste ano.

O 3.º Encontro conta ainda com a presença das ilustradores Mafalda Milhões, Mónica Cid, Maria Remédio e Margarida Botelho. José Jore Letria, da Sociedade Portuguesa de Autores e Elísio Sumavielle, Presidente do Centro Cultural de Belém, são alguns dos convidados especiais que também estarão presentes neste Encontro.

Entre 16 e 18 de Março vai decorrer, em paralelo, uma feira do livro onde estão previstas oficinas pedagógicas: A poesia na sala de aulas, por José António Franco; a Estimulação de criatividade por Ana Bela Mendes; a Ilustração por Mafalda Milhões; e Vamos inventar uma história com David Machado.

O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, vai presidir, novamente, à Comissão de Honra do evento, que junta vários nomes ligados à cultura e educação. O Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, e Leonor Riscado da Escola Superior Educação de Coimbra, são alguns deles. Integram também esta Comissão de Honra os escritores Pepetela (Angola), Mia Couto (Moçambique); António Torrado (Portugal) e Ana Maria Machado (Brasil).

Com esta iniciativa, a Fundação O Século pretende “dar força, apoio e divulgação àqueles cuja inclinação e talento encontram frequentes dificuldades perante a realidade de países com pequenos mercados livreiros e onde a literatura infanto-juvenil se encontra ainda em fase inicial”. E acima de tudo, quer “contribuir para que a literatura infanto-juvenil em língua portuguesa venha a constituir uma vasta plataforma cultural, educativa e editorial de referência indiscutível a nível internacional”.

Todas as informações e inscrições relativas ao encontro estão disponíveis no site oficial do Encontro.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -