Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Marcelo apela à não violência no futebol

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Marcelo Rebelo de Sousa participou na festa do primeiro centenário do Torreense, no dia 1 de Maio, onde voltou a apelar à não violência, física e verbal, no futebol.

Apelei, e o apelo foi ouvido porque a última jornada foi menos violenta, e apelo a que as massas associativas e os dirigentes consigam não fazer aumentar aquilo que pode aparecer como violência verbal ou física”

Disse o Presidente da República, adiantando que isso é “bom para a estabilidade social”.

O Presidente da República lembrou que os clubes existem não só para disputar campeonatos, mas também para formar a juventude e que o desporto deve ser praticado em ambiente de festa e sã convivência.

Festa do centenário do Torreense

A festa decorreu no Estádio Manuel Marques, o mesmo que em 1956 sofreu importantes obras de remodelação com a ajuda do então subsecretário de Estado do Desporto e da Educação, Baltazar Rebelo de Sousa, pai do actual Presidente da República. Essa ajuda levou a direcção do clube a eleger, em assembleia geral, o antigo governante como sócio honorário do clube de Torres Vedras. Desde então passou a deslocar-se a Torres Vedras frequentemente para assistir aos jogos do Torreense, então na antiga 1ª Divisão Nacional, acompanhado pelo filho Marcelo.

Entre esses jogos do Torreense, Marcelo Rebelo de Sousa recorda dois em que viu, acompanhado pelo pai: um em Torres Vedras, no qual o Torreense derrotou o Sp. Braga (Marcelo Rebelo de Sousa é adepto do Sporting de Braga) por 3-0; e na final da Taça de Portugal de 1956, onde o Torreense perdeu para o FC Porto por 2-1.

Marcelo Rebelo de Sousa confessou ainda que entre os clubes que têm estado no topo do futebol português, há apenas uma dúzia com mais de cem anos. O Torreense é agora um deles e, sendo tão poucos, revela muita persistência e muita dedicação ao longo de muitas gerações para manter o clube em actividade. Por isso, anunciou que vai condecorar o clube como membro honorário da Ordem de Mérito, tendo convidado atletas e dirigentes a irem ao Palácio de Belém para receberem a condecoração.

Outras iniciativas do centenário

Nos festejos marcaram presença várias individualidades ligadas à cidade ou ao clube, como o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel; o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes; o frade franciscano Vítor Melícias, também adepto do Torreense; o deputado Duarte Pacheco e o embaixador da República Popular da China em Lisboa, Cai Run, uma vez que a SAD do Torreense é detida maioritariamente por empresários chineses.

O centenário do Torreense é ainda assinalado por várias iniciativas, entre as quais o lançamento de um livro e de um álbum de fotografias, uma exposição patente até ao final do mês, a gala do centenário no dia 20 de Maio e diversas provas desportivas. No dia do aniversário foi ainda celebrada missa presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, também sócio do Torreense já que é natural da cidade de Torres Vedras.

Fundado em 1 de Maio de 1917, o Torreense conta no seu palmarés com um título de campeão nacional da 2ª Divisão em 1954/1955 e a presença na final da Taça de Portugal de 1956. Esteve seis vezes no escalão máximo do futebol nacional.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Auto-retrato, Pablo Picasso

Mentores espirituais

- Publicidade -