Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

ONU mostra-se preocupada com situação política do Brasil

brasil-manif
O Alto Comissariado das Nações Unidas apelou hoje para que o Brasil não misture os poderes executivo e judicial, mas sim que cooperem.

Rupert Colville, porta-voz do Alto Comissariado dos Direitos Humanos da ONU, mostrou-se preocupado com a possível desacreditação dos poderes executivo e judicial, “causando assim sérios danos de longo prazo ao Estado e às conquistas democráticas feitas nos últimos 20 anos durante os quais o Brasil foi governado sob uma Constituição que dá fortes garantias aos direitos humanos”.

O Brasil enfrenta, actualmente, um clima de instabilidade política com as nomeações e sucessivas proibições à eleição de Lula da Silva, ex-presidente brasileiro, para ministro do actual governo. Em causa, está o seu alegado envolvimento na Operação Lava-Jacto, um esquema de corrupção que envolve a petrolífera Petrobras.

Colville não se referiu a situações concretas ou a algum processo específico mas referiu: “Estamos preocupados com o debate cada vez mais político e acalorado que tragou o Brasil nos últimos dias e semanas”.

Apelou por isso aos governantes actuais e aos restantes partidos políticos que cooperem com as autoridades no sentido de ajudarem a combater as supostas operações de corrupção que têm vindo a surgir nos media, nos últimos tempos. Desta maneira,podem evitar-se acções que “poderiam ser construídas como forma de obstruir a justiça.”

Simultaneamente, o apelo da ONU estende-se às autoridades brasileiras: “pedimos que as autoridades judiciais ajam escrupulosamente dentro dos conformes da lei doméstica e internacional e evitem tomar posições político-partidárias”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -