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João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Os portugueses e o envelhecimento

Exercise is good for the body and soul

A dificuldade em tomar conta de si fisicamente (49%), a perda de mobilidade e as falhas de memória (ambas com 48%) são as três maiores preocupações dos portugueses quando questionados sobre o envelhecimento. É também em Portugal que mais se receia o aparecimento de uma doença grave (47%) quando comparado com os restantes países analisados.

Os entrevistados portugueses expressaram que as preocupações são as mesmas entre homens e mulheres:
“embora os resultados obtidos com as respostas das mulheres sejam mais expressivos. No que diz respeito às faixas etárias, perder mobilidade é uma preocupação que vai aumentando com a idade (15-30 anos: 42%; 30-50 anos: 47%; 50-60 anos: 49%; e +60 anos: 52%)”,
informa a GfK.

E acrescentam, “A média global dos 18 países analisados indica que o top 3 das preocupações relacionadas com o envelhecimento são a perda de visão (38%), falhas de memória (38%) e a falta de energia (36%)”.

Estudo envelhecimento GFK

Destacam-se, ainda, algumas particularidades nos vários países por estarem mais preocupados com condições físicas específicas em comparação com outros. A Rússia é o único país onde “perder os dentes” é uma das cinco preocupações mais referidas, enquanto no Japão e na Coreia “o aparecimento de rugas ou flacidez da pele” está nos cinco primeiros. O Japão também revela que “perder o tónus muscular” é uma das suas principais preocupações.

“No que diz respeito às diferenças entre homens e mulheres também se verificam algumas divergências. Ambos os sexos têm o mesmo top cinco de preocupações físicas no que diz respeito ao envelhecimento, embora a ordem de preocupação seja ligeiramente diferente.

Os homens preocupam-se com o facto de virem a “perder o desejo sexual” (22% versus 11%), enquanto as mulheres estão apreensivas com o “aparecimento de rugas e flacidez” (32% versus 11%)”.

Fonte: GfK

Âmbito do estudo

A GfK realizou um inquérito online e presencial a mais de 22 mil consumidores com idade superior a 15 anos, em 18 países. O estudo ficou concluído no verão de 2016. Os dados do estudo partem de uma média ponderada que reflete a composição demográfica da idade da população online 15+ em cada mercado. Os países incluídos no estudo são Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Países Baixos, Portugal, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA.

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