Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Paisagem protegida Socorro e Archeira integra rede nacional

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (concelhos de Torres Vedras, Mafra e Sobral de Monte Agraço) passou a integrar Rede Nacional de Áreas Protegidas.

O parecer favorável do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) reconhece, assim, o investimento que tem vindo a ser realizado na valorização e promoção do património natural e cultural daquela área.

Os fundamentos da decisão do ICNF assentam também no ordenamento e na gestão dos recursos, tendo em vista a recuperação das principais funções da paisagem e do território e dos ecossistemas mais degradados a uma escala territorial.

Segundo o ICNF, “a integração desta área na Rede Nacional de Áreas Protegidas tem como argumento principal o património paisagístico e cultural, o seu potencial, sobretudo no que concerne às suas características geomorfológicas, assentes genericamente num corredor serrano que integra pequenas estruturas ripícolas do vale do Sizandro e as franjas de matagais que lhe estão associados”.

Para que a Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira se mantenha na Rede Nacional de Áreas Protegidas é necessária a manutenção de parcerias com agentes públicos e privados, no sentido de assegurar soluções de ordenamento e gestão do património e dos recursos naturais.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -