Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Portugal na vanguarda do estudo da consciência

Paulo Vieira de Castro
Paulo Vieira de Castrohttp://www.paulovieiradecastro.pt
Autor na área do bem-estar nos negócios, práticas educativas e terapêuticas. Diretor do departamento de bem-estar nas organizações do I-ACT - Institute of Applied Consciousness Technologies (USA).

Instaurou-se em Portugal, desde que ocorreu a primeira edição do Congresso Internacional da Consciência, um dos maiores fóruns de debate sobre ciência e consciência.

A 2ª edição do Congresso Internacional da Consciência (CIC)[1] decorre  de 19 a 21 de maio de 2017, em Miami (EUA). A primeira edição decorreu  em Portugal, instaurando-se  desde essa data um dos maiores fóruns de debate sobre ciência e consciência. Deste modo, Portugal passou a fazer  parte da linha da frente do estudo da consciência.

A iniciativa é da ONG portuguesa “International Academy of Consciousness (IAC)” que tem em permanência um campus, uma  biblioteca e um laboratório em Evoramonte, no Alentejo.

Na edição do próximo mês salienta-se a presença do matemático Federico Faggin[2] que desenhou o primeiro microprocessador. Nos nossos dias Faggin dedica-se a desenvolver modelos matemáticos a propósito da natureza subjetiva da consciência na sua relação com o mundo em que vivemos. Presentes estarão, entre muitos outros, o médico cardiologista Pim van Lommel[3] que apresentará os resultados dos seus últimos  estudos em  “experiências de quase morte (EQM)”. O físico quântico Massimiliano Sassoli de Bianchi[4]. O psiquiatra pediátrico  Jim Tucker que falará sobre possíveis memórias de vidas passadas em crianças.

Nesta 2ª edição, Portugal e o Brasil estarão representados por Nanci Trivellato e Wagner Alegretti. Estes Investigadores vão explicar os seus  últimos resultados sobre a detecção física do biocampo humano, intuição  e percepção extraordinária infantil.

Este congresso decorre em parceria com o “Program in the Study of Spirituality” da “Florida International University”.

Para aqueles que estiverem impossibilitados de participar presencialmente será assegurada a transmissão online com tradução para o português.

[1] 2º Congresso Internacional da Consciência
[2] Federico Faggin Biographical Information
[3] Consciousness Beyond Life, The Science of the Near-Death Experience
[4] Massimiliano Sassoli de Bianchi Bio

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -