Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Presidente da República condecorou Torreense

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Em Maio do ano passado, em pleno Estádio Manuel Marques, durante a festa do centenário do Sport Clube União Torreense, Marcelo Rebelo de Sousa prometeu condecorar o clube. A promessa foi cumprida no passado dia 6 de Abril, no Palácio de Belém.O Torreense foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de membro honorário da Ordem do Mérito. Na cerimónia esteve presente uma comitiva de cerca de uma centena de pessoas, entre atletas e familiares, treinadores, directores e comissão organizadora do centenário. A insígnia foi recebida por José António Vicente, presidente da direcção.

O chefe de Estado justificou a distinção:por uma história secular de pedagogia pelo desporto, bem patente nos inúmeros jovens presentes, e também pela valorização do poder local”

Após o formalismo da cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se igual a si próprio e convidou a comitiva torriense para os jardins do Palácio de Belém. Aí tirou fotografias, deu autógrafos e distribuiu abraços.

Para Toinha: foi uma honra receber esta condecoração em representação de toda a família do Torreense. Foi um dia inesquecível na história do clube, que engloba desde os fundadores até aos actuais atletas, dirigentes e associados”

O presidente do Torreense anunciou ainda que numa futura assembleia geral do clube Marcelo Rebelo de Sousa irá ser proposto para sócio honorário, tal como foi o seu pai, Baltazar Rebelo de Sousa.

O popular clube de futebol de Torres Vedras não tem actualmente um local onde possa expor publicamente esta condecoração, assim como o restante espólio. José António Vicente espera que em breve sejam feitos melhoramentos no estádio e aí se possa construir o futuro museu.

Neste momento o Torreense está em crescimento, na opinião do presidente, mesmo a nível desportivo, com várias equipas de futebol de formação, masculinas e femininas, e a equipa de atletismo a formar campeões. Agora que está paga a dívida à Segurança Social a agremiação já pode candidatar-se a apoios.

Na mesma cerimónia de agraciamentos foram condecoradas mais sete personalidades: o general piloto-aviador Manuel Teixeira Rolo, Grã-Cruz da Ordem de Avis; Paulo Pitta e Cunha, Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique; Pedro Caldeira Cabral, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique; Francisco Capelo, Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; comandante António Costa Pereira, Comendador da Ordem do Mérito; Aurélio Silva Pereira, Comendador da Ordem da Instrução Pública; e a Fundação Eça de Queiroz, Membro Honorário da Ordem do Mérito.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -