Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Professores fazem balanço da Missão Educar

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A apresentação final do projecto “Missão Educar – Professores em Acção na Europa” junto da comunidade educativa de Torres Vedras juntou cerca de 230 docentes e técnicos da área da Educação.Os profissionais dos agrupamentos de escolas São Gonçalo, Henriques Nogueira, Madeira Torres e Padre Vítor Melícias reuniram-se para ouvir as experiências dos professores que fizeram parte de processos de mobilidade de pessoal educativo de ensino escolar, no âmbito do programa “Erasmus +”.

A formação de professores, para nós, foi sempre algo muito importante. Nomeadamente, a formação para aquilo que são as metodologias e a inovação educacional” Destacou Laura Rodrigues, vereadora com o pelouro da Educação e vice-presidente da Câmara.

Foram expostas experiências dos profissionais que integraram o projecto, 17 mobilidades que se dividem em sete cursos estruturados e 10 actividades de job shadowing (acompanhamento de profissionais de outra instituição durante um período temporal limitado) com diversas temáticas, que decorrem desde Junho do ano passado e se prolongam até ao final deste mês.

Não é possível alterar este sistema sem pedir ao educando para se movimentar. Temos todos de contribuir e sentirmo-nos protagonistas dessa mudança” Explicou Artur Santos, um dos três elementos do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias que participaram no projecto “Horizonte 2020 – Jesuïtes Educació”, em Barcelona.

Às apresentações dos grupos que integraram as diversas mobilidades seguiram-se as dúvidas e opiniões de quem assistia, criando espaço para a reflexão sobre os desafios que se colocam ao sistema educativo nos dias de hoje.

Com um orçamento que ultrapassa os 26 mil euros, o projecto “Missão Educar – Professores em Acção na Europa” pretende criar condições que permitam a melhoria da educação no território, capacitando os seus protagonistas, aprofundando a sua integração e coordenação territorial e introduzindo uma dimensão internacional na sua abordagem educativa.

Foto: Câmara Municipal de Torres Vedras

Receba a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -