Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Protocolo com IPL leva ensino superior público a Torres Vedras

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Foi assinado em Torres Vedras um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), numa sessão presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Com este acordo o IPL reforça a sua oferta formativa e Torres Vedras verá dinamizado a zona histórica da cidade. O objectivo é criar um bairro universitário em pleno centro histórico, já que as aulas decorrerão em diversos espaços e os alunos que necessitarem podem ficar alojados em habitações.

O presidente da Câmara, Carlos Bernardes, revelou que com este protocolo pretende contribuir para a fixação de população jovem no território. Procura igualmente a dinamização do centro histórico pela ocupação de espaços comerciais desocupados ou devolutos da zona.

Protocolo com IPL

O IPL cria desta forma um novo núcleo de formação com a finalidade de criar turmas de cursos técnicos superiores profissionais (TeSP). As candidaturas decorrem até 11 de Agosto e os interessados podem obter informação presencial no Torres Vedras LabCenter ou no sector da Educação da Câmara Municipal.

Os cursos vão funcionar em regime diurno, a partir de Setembro, terão cerca de 20 vagas cada e funcionarão no espaço do Torres Vedras LabCenter, Fórum das Associações e Cooperativa de Comunicação e Cultura. Os cursos escolhidos estão em funcionamento nas três escolas do IPL, já foram testados e, segundo o presidente instituto, Nuno Mangas, “foram escolhidos em função da dinâmica empresarial de Torres Vedras”.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que presidiu à sessão, realçou a importância desta iniciativa que em muito contribui para a qualificação dos jovens, para além da criação de emprego.

Foto: DR

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -