Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Quanto vale a Democracia? Nada…

Paulo Vieira de Castro
Paulo Vieira de Castrohttp://www.paulovieiradecastro.pt
Autor na área do bem-estar nos negócios, práticas educativas e terapêuticas. Diretor do departamento de bem-estar nas organizações do I-ACT - Institute of Applied Consciousness Technologies (USA).

democracia

Falar do futuro só é possível pensando e agindo em liberdade. Para tal não estamos dependentes da democracia. E este é o maior dos equívocos. A democracia é apenas um processo de administração de vontades.

Não é a democracia que me leva à liberdade. É exactamente o contrário. É a liberdade que me pode levar a questionar ou aceitar a democracia.

Mas… há quem defenda outras soluções. Aquela que , neste momento , me parece mais credível é um sistema híbrido: a democracia liquida. Aqui eu posso transferir o meu voto a um cidadão/candidato/deputado através de uma “procuração transitória”. Podendo gerir a minha relação com todos os deputados de acordo com as opiniões que eles defendem para cada tópico em discussão.

Com os meios informáticos já à disposição de todos nós pouco faltará para que isso seja materialmente possível. Agora é votar num partido que defenda este tipo de gestão de processos de cidadania. Estou-me a lembrar, por exemplo, do Partido Pirata Português. Mas, haverá outros com certeza.

Sejam bem-vindos à democracia líquida!

Nota do Director

As opiniões expressas nos artigos de Opinião apenas vinculam os respectivos autores.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -