Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Reencontros de Sintra chegam ao fim

Termina este fim-de-semana a 3ª edição do ciclo de música “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra”.

A programação da edição deste ano do ciclo “Reencontros”, com direcção artística de Massimo Mazzeo, foi dedicada aos repertórios medieval e renascentista. E que, segundo Massimo Mazzeo, é a “oportunidade de ouvir composições e histórias que têm Itália como ponto de irradiação directo e indirecto”.

Hoje e amanhã terão lugar os concertos de encerramento desta edição, com o agrupamento Accordone. Os programas para os dias 23 e 24 de Junho serão: “Frottole – Miniaturas de compostura e nobreza”, e “O fim da Renascença – Virtuosismo no final do século XVI”.

Sexta-feira, 23 de Junho, 21h30
Palácio Nacional de Sintra / Sala dos Cisnes

No início do século XVI, os compositores italianos elaboraram um novo estilo simples e expressivo, que serviu de contraponto à “chanson” francesa, muito em voga: a “frottola”. Esta forma poética teve grande difusão nas cortes da Lombardia e, em especial, em Mântua, onde Isabella d’Este (1474-1539) reuniu em seu redor os melhores músicos da época. Das recém-criadas oficinas tipográficas de Ottaviano Petrucci e Andrea Antico saíram dezenas de volumes com centenas de composições que se difundiram rapidamente a toda a Europa: miniaturas musicais que cantam as paixões humanas com compostura e nobreza.

Accordone: Alena Dantcheva (voz), Laura Pontecorvo (flauta de bisel), Rosella Croce (violino), Andrea Inghisciano (corneto), Guido Morini (órgão, cravo e direcção)

Sábado, 24 de Junho, 21h30
Palácio Nacional de Sintra / Sala dos Cisnes

A linguagem musical de finais do século XVI é abalada por uma grande vaga de inovação. Os autores protagonistas da revolução seiscentista nascem e formam-se durante o último período da cultura da Renascença, escrevendo uma música rica de novos elementos, que irão dar vida ao estilo designado por “Seconda Prattica”. Este programa ilumina o território musical que marca a fronteira entre o Renascentismo e o Barroco, período em que a linguagem se altera e transforma, não só antecipando o futuro, mas também deixando testemunhos surpreendentes do que fora no passado.

Accordone: Alena Dantcheva (voz), Rosella Croce (violino), Guido Morini (órgão, cravo e direcção)

 

Bilhetes por concerto: 10€
Bilhetes à venda nas bilheteiras da Parques de Sintra

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -