Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ressurreição

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

Piero Della Francesca primou sempre pela criatividade em relação ao passado medieval, apresentando técnicas e temáticas inovadoras

Interessa-lhe a monumentalidade, não ligando muito aos sentimentos. Não é muito o ser humano que o determina, mas antes uma certa cristalização da eternidade.

O pintor propõe-nos a contemplação, através de cores serenas, possivelmente possuído pela luminosidade (celestial) de Fra Angelico. A sua sensibilidade cromática não impele apenas para a construção da figura humana, preferindo a vitalidade do todo que o rodeia.

 

Piero Della Francesca 1415-492

Nasceu em Borgo Santo Sepolcro, região da Toscania, filho do riquísimo comerciante de tecidos Benedetto de’ Franceschi, com o nome de Pietro Franceschi – pertencia, portanto, a uma das mais distintas famílias aristocráticas da história da Toscania e da Itália.

Foi um pintor italiano do Quattrocento, nome dado à segunda fase do movimento Renascentista italiano. Tal qual os grandes mestres de seu tempo, Piero primou sempre pela criatividade em relação ao passado medieval, apresentando técnicas e temáticas inovadoras como, por exemplo, o uso da tela e da pintura a óleo, o retrato, a representação da natureza, o nu, e, sobremaneira, a perspectiva e a criação do volume. No século XV, Piero Della Francesca, desenvolve uma pintura pessoal e solene, misturando formas geométricas e cores intensas. Sua pintura se diferencia pela utilização da geometria espacial e abstração.

Receba regularmente a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -