Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Restaurante o Galego

cb-acores-galego-1Chegado ao aeroporto de São Miguel pelas duas da tarde, o dia cinzento e uma ligeira brisa fria, recolhida a bagagem e os procedimentos do aluguer do carro e já passada a hora normal do almoço punha-se a questão onde é que iríamos almoçar às duas e meia da tarde?

Valeu-nos a funcionária da agência de aluguer de carros que nos indicou o Galego em São Roque, especializado na carne açoriana e pela especialidade do Chefe, o Bife à casa, uns dez minutos da Relva onde se situa o aeroporto, na direcção de Vila Franca do Campo.

Não foi difícil de encontrar, uma porta modesta com toldo cor de laranja e um corredor estreito com a sala ao fundo e uma varanda/esplanada para fumadores ou quando está bom tempo, servem almoços pela tarde toda.

As entradas de queijo fresco com a pimenta da ilha e o queijo de São Jorge mais o pão. O pão corriqueiro de São Miguel sobretudo o que servem nos restaurantes não se recomenda, é intragável.

Mas entre as escolhas do menu e dos pratos do dia apetecia-nos peixe. A carne iríamos deixar para mais tarde e no templo gastronómico próprio na Associação Agrícola em Ribeira Grande onde se come a verdadeira carne açoriana e o delicioso bife à regional.

cb-acores-alfonsim_2A funcionária simpática deu-nos a escolher o peixe, fresco, alguns com nome estranho. Atum nem pensar que não era a época dele e só congelado. Sugeriu-nos o Alfonsim. Soou-me bem o nome, que venha o Alfonsim e depois de algumas hesitações entre o frito ou grelhado, dizem que é saboroso das duas maneiras, optámos pelo grelhado, duas doses para quatro ou seja dois peixes.

cb-acores-bife-galegoO bicho surpreendeu pela delicadeza da sua carninha branca, saborosa e húmida, assada no ponto. No continente parece que existe também mas com outro nome.

Viva o Alfonsim! Mas na próxima tenho que experimentar o Bife à casa, à regional com alhos com casca e o pimento e o molho delicioso. Tenho é que levar o pão.

Restaurante O Galego

Bairro Praia Santos 21

( Rosto de Cão – São Roque)

9500 PONTA DELGADA

296 700 857  /  963 790 310

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -