Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Setúbal: Programa das comemorações do Dia Mundial do Teatro

teatro
Setúbal preparou vários eventos para assinalar o Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março, que se estenderão ao longo desse mês.

Os bairros sadinos de São Domingos e das Fontaínhas serão o palco de “A Rua Que Me Leva, Como Um Rio, Desagua na Memória”, do Teatro do Elefante, que apresenta ao público infantil um passeio-viagem em formato de áudio-teatro a lugares e recantos da cidade, tendo a lenda de Bocage como ponto de partida.

Esta “viagem” decorre de 1 a 15 de Março, de Terça a Sexta-Feira às 11h e às 15h e aos Sábados, às 15h e às 17h.

O teatro sénior será o tema no Auditório Municipal do Cinema Charlot, de 1 a 4 de Março, através de uma mostra com entrada gratuita. O Projecto Mãos Dadas e o Instituto de Comunidades Educativas sobem primeiro ao palco, seguindo-se o Grupo EnvelheSeres, o Centro Comunitário de São Sebastião e o Centro Comunitário de Santa Maria da Graça.

Dia 5, a companhia Artistas Unidos, numa co-produção com o Teatro Municipal de São Luiz e o Teatro Nacional de São João, apresenta às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, “Doce Pássaro da Juventude”, peça de Tennessee Williams sobre a corrupção e o mal. Os bilhetes custam 7 euros (balcão) ou 9 euros (plateia).

No mesmo dia, mas à tarde, a Sala José Afonso da Casa da Cultura recebe a peça infantil “Letras Perambulantes”, pela companhia brasileira Núcleo Caboclinhas, com bilhetes a 7 euros.

Entre os dias 8 e 10, a Casa da Cultura recebe “O Espírito da Natureza”, co-produção do Mundo da Zingarela e da SerVivo, uma peça para crianças dos 4 aos 10 anos, às 10h e às 14h30. O custo dos bilhetes é de 3 euros. A peça volta a ser encenada dia 13, numa sessão para as famílias, sendo os bilhetes a 5 euros.

Ainda dia 8, o Auditório Municipal do Cinema Charlot recebe, às 18h, uma aula aberta de expressão dramática de entrada livre, levada a cabo pelo PensarTeatro, da Associação de Saúde Doutor Fernando Ilharco. Inscrições pelo telefone 965 823 899.

Já o Clube Animação Jovem da APPACDM de Setúbal apresenta, dia 10, às 11h e às 15h, no Cinema Charlot, “A Birra do Morto”, um espectáculo com fins solidários, para alunos do 3º ciclo e do secundário (parte da manhã) e público sénior (à tarde). A peça repete dia 20 às 17h no Teatro de Bolso, para o público em geral com bilhetes a 1 euro.

Ainda no teatro para o público mais jovem, “Uma História do Outro Mundo” é a história de um encontro entre um humano e um extraterrestre, com texto de Ana Rangel (que também assume a produção da peça a par de Miguel Dias). Sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi dias 13 e 20 com sessões às 17h, repetindo dias 15 e 16 às 11h para as escolas. O custo dos bilhetes é de 7 euros (balcão) e 9 euros (plateia).

setubalTambém entre os dias 17 e 18 decorre um atelier de expressão criativa para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, da SerVivo, na Sala José Afonso da Casa da Cultura. O horário é das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30. Inscrições pelo número 915 808 825.

Por sua vez, o Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico apresenta “O Príncipezinho”, o clássico de Saint-Exupéry, dia 18 às 11h, também no Fórum Luísa Todi. Os bilhetes serão a 4 euros.

Dia 19 têm lugar dois espectáculos: o Teatro de Animação de Setúbal apresenta a primeira produção fruto do workshop Diálogos na Cidade – Venda de Personagens, às 16h, no Teatro de Bolso, com bilhetes a 3 euros; e na Galeria Atelier Arte – Pólvora D’Cruz, Tânia Alexandre apresenta, pelas 18h30, “Café Simétrico, Visto Pela Assimetria dos Pensamentos Dela”, espectáculo com vertente solidária sobre uma mulher que tem como missão observar tudo o que encontra num café, despoletando uma viagem pelas memórias.

Já o Teatro de Animação de Setúbal apresenta, dia 24, às 16h, a sua encenação de “O Auto da Índia” de Gil Vicente, na Praça de Bocage, com o propósito de convidar o público a participar. No mesmo dia, mas à noite, decorre um ensaio aberto do espectáculo “Um Novo Dia”, produção da Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, apresentada a partir das 21h na Galeria Atelier Arte – Pólvora D’Cruz, com bilhetes a 1 euro.

A propósito das comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage, o poeta sadino é o mote para uma peça do grupo Experiências de Teatro da Capricho Setubalense, dia 26 às 15h nos Paços do Concelho. Na mesma data, o Teatro Estúdio Fontenova inaugura a segunda estrutura do projecto Bocage na Rua – 30 Poemas, a instalar na Avenida 5 de Outubro, perto do Postigo de Santa Catarina.

No dia seguinte, 27 de Março, (efeméride do Teatro) o Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico apresenta “O Mundo Fabuloso de Bocage”, às 17h, no Fórum Municipal Luísa Todi, com entradas a 4 euros. No mesmo dia, às 16h, a Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal apresenta “A Coisa Aqui ‘Tá Preta”, uma comédia com textos e encenação de Bruno Frazão, no Grupo Desportivo Independente. Os bilhetes custam 5 euros.

A encerrar o mês, a 31 de Março, “Fábulas de Bocage” é apresentado pelo Projecto GoG, de Carlos Curto, às 11h, na Sala José Afonso da Casa da Cultura. Os bilhetes custam 5 euros.

E, por fim, dia 2 de Abril ainda se comemora o Dia Mundial do Teatro: o Salão Convívio João José recebe “Café Sem Concerto & Cantigas Sem Vergonha”, pelo grupo cénico da Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, às 21h30. Os bilhetes são a 3,5 euros.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -