Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ciências da Educação? Silêncio

José Pacheco
José Pacheco
Educador e aprendiz de utopias.

silêncio das ciências da educação

Recentemente, participei em seminários realizados em países europeus. Em todos escutei um velho discurso, agora enfeitado de propostas de alindamento das escolas, de novas tecnologias e outras panaceias. Tal como no tempo em que optei por um voluntário exílio, a política educativa mantém-se cativa de opiniões de quem é incapaz de compreender que um modelo educacional do século XIX não dá resposta à complexidade da sociedade contemporânea.

Ensurdecedor o silêncio das ciências da educação

Talvez consciente da necessidade de substituir esse arcaico modelo por novas construções sociais de aprendizagem, João Costa disse ser ensurdecedor o silêncio das ciências da educação, pelo que ouso perguntar aos companheiros das ditas ciências:

A Constituição consagra o direito à educação de todos os cidadãos?
É sabido que sim.

O velho modelo educacional logra assegurar a todos esse direito?
Sabemos que não.

Se o modo como o ministério actua e as escolas ensinam não cumpre a lei fundamental, o ministério e as escolas terão o direito de continuar a agir desse modo?
Claro que não! Mas, continuam a não assumir um compromisso ético essencial, sob o manto diáfano de um ensurdecedor e obsceno silêncio das ciências da educação.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -