Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Sobral de Monte Agraço em destaque este fim-de-semana

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

O concelho do Sobral de Monte Agraço preparou um fim-de-semana com várias actividades culturais, organizadas pela Câmara Municipal e para diferentes destinatários.

Os jovens sobralenses dos 14 aos 24 anos são os primeiros a poder usufruir dos eventos preparados. Este Sábado, primeiro dia de Abril, é realizada uma oficina de dança contemporânea no pavilhão desportivo da Escola Básica do primeiro ciclo de Sobral de Monte Agraço e Santo Quintino, a partir das 15 horas.

À noite, pelas 21h30, é apresentado o novo espectáculo da companhia Projecto Quorum, no Cine-Teatro Municipal, com coreografia de Carolina Coutinho e Cláudia Névoa.

Na sala polivalente da Biblioteca Municipal é também inaugurada a exposição comemorativa dos “50 Anos de Mafalda”, sobre o meio-século daquela conhecida banda desenhada, criada por Quino em 1964. A entrada é livre.

No dia 2, Domingo, a manhã é ocupada com uma iniciativa que habitualmente movimenta centenas de pedestrianistas. O Passeio dos Moinhos começa às 9 horas, para um percurso de 12 quilómetros que passa por vários pontos de interesse patrimonial, para além da paisagem que é possível observar do alto dos montes que circundam a vila sobralense. A organização pertence à Junta de Freguesia local, que oferece o almoço no final da caminhada.

Também no Domingo é comemorado o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. A Associação VOA organiza uma sessão de consciencialização para a deficiência no Cine-Teatro. A exemplo do que sucedeu o ano passado, durante três dias, de Sábado a Segunda-feira, o edifício dos Paços do Concelho é iluminado com luzes em tom de azul. Associa-se assim ao movimento “Light it up blue”, que acontece em todo o mundo no sentido de chamar a atenção para um distúrbio neurobiológico que afecta cerca de 70 milhões de pessoas.

Na praça pombalina no coração da vila do Sobral pode ser visitado o Centro de Interpretação das Linhas de Torres e a igreja de Nossa Senhora da Vida, edificada em 1772 e que reabriu ao público na semana passada após obras de restauro.

Mas no Domingo, o concelho sobralense pode também ser apreciado na capital. Os produtos agrícolas do Sobral de Monte Agraço estarão no LX Factory, em Lisboa, onde participam no Mercado LX Rural, com venda de produtos frescos e característicos do concelho.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -