Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

“Tecto da Capela Sistina”

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

tecto-capela-sistina-original

Um pouco mais de quatro, foram os anos que o artista genial levou a pintar este tecto. Três vezes mais haviam de levar os restauradores que iniciaram, em 1980, a sua recuperação original.

Passámos a poder usufruir do requintado sentido cromático de toda aquela manifestação de fé através da pintura. Cinco séculos tinham passado e a sujidade acumulada não permitia, naturalmente, o regozijo imperecível da presença do “tesouro”, tal e qual o autor o idealizou e concebeu, através de uma paleta esplendorosa e aprofundada da Antiguidade Clássica.

michelangelo-criacao-do-homem

Michelangelo considerava-se absolutamente um escultor e foi pensando como um que anuiu naquele trabalho pictórico, inspirado seguramente nos seus conhecimentos da estatuária grego-romana. Permito-me, talvez abusivamente, destacar “A criação de Adão”, por toda aquela imponência musculada de um conhecimento anatómico que havia de marcar um novo paradigma na Arte ocidental.

Nota da Edição

michelangeloMichelangelo (1475-1564)
Na escola interessava-se apenas em desenhar. Aos 13 anos torna-se aprendiz no estúdio de Domenico Ghirlandaio, em Florença. Em 1489 ingressa na escola de escultura de Lourenço de Medici, que o hospeda no seu palácio. Convivendo com a elite nobre e intelectual, empolga-se pelas ideias do Renascimento italiano.

Escultor, pintor, arquitecto e poeta, o conjunto de sua obra revela um forte apego ao ideal do homem perfeito: “Belo, Bom e Verdadeiro”. Teve grande paixão pela escultura; em 1501, iniciou a escultura de “David”, o jovem herói bíblico que venceu o gigante Golias, onde tentou expressar o seu ideal de beleza física na plena exuberância das suas formas.

Em 1508, o Papa Júlio II encarregou o artista de pintar a “Abóbada da “Capela Sistina”, na Catedral de São Pedro, no Vaticano. O artista protestou: “Não sou pintor e sim escultor”. Mesmo assim, durante quatro anos realizou o exaustivo trabalho que resultou em 300 figuras. Na abóbada, de 40 metros de largura por 13 de altura, Michelangelo pintou os episódios do Gênesis – a “Criação”, o “Pecado Original” e o “Dilúvio”, acompanhados de profetas. Nos quatro ângulos, revive a libertação de Israel – a “Serpente de Bronze”, os “Triunfos de Davi”, de “Judite” e “Ester”.

Fonte: ebiografia

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Exit Costa

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -